O prazer de ir ao museu

Acre tem programação especial durante a 8ª Semana de Museus que tem como tema "Museus para a harmonia social"

Começou no dia 16 e vai até o dia 21 de maio a 8ª Semana de Museus, um evento realizado em todos os estados do país, desde suas capitais até o interior, trazendo uma semana de programação e atividades valorizando os museus de nosso país. Esse ano, a Semana de Museus traz o tema Museu para a Harmonia Social, cujo objetivo é aproximar a sociedade dos espaços de memória. No Acre, diversos espaços históricos culturais, que expõem um acervo da história e identidade acreana, realizam atividades abertas a toda a população.

oitava_semana_de_museus_foto_luciano_pontes_11.jpg

Na Semana dos Museus, crianças e estudantes aproveitam para conhecer melhor os espaços histórico culturais da cidade (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O evento ocorre sempre no mês de maio, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, dia 18 de maio, e faz parte da agenda de eventos permanente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Um dos principais objetivos da Semana é aproximar cada vez mais a população pelo prazer de ir ao museu, fortalecendo a relação entre as pessoas e o patrimônio histórico brasileiro.

Simone Prado, coordenadora do Museu da Borracha em Rio Branco, explica que durante a Semana o Museu estará recebendo visitas agendadas de escolas da rede pública de ensino, além de estar aberta ao público. O Museu da Borracha é um dos museus mais conhecidos do Acre, recebendo também turistas de outras regiões do Brasil e do mundo. "Durante a Semana, acontece uma troca maior de experiências entre a comunidade e os museus, fortalecendo ainda mais o trabalho que realizamos o ano todo", explica Simone.

oitava_semana_de_museus_foto_luciano_pontes_01.jpg

Museu da Borracha é um dos mais visitados durante programação especial promovida pelo Governo Estado (Foto: Luciano Pontes/Secom)

História de várias formas

oitava_semana_de_museus_foto_luciano_pontes_06.jpg

Na programação, as atividades de contação de histórias tornam divertidos os passeios pelos museus (Foto: Luciano Pontes/Secom)

A programação da Semana de Museus vai muito além do simples passeio pelos espaços dedicados a guardar tanto da nossa história. O público é estimulado a refletir sobre ele, por meio de diversas linguagens e manifestações culturais como danças folclóricas, contação de histórias, teatro, exibição de documentários e filmes, exposições e visitas guiadas nos museus com direito a dramatização especialmente caracterizada dos guias.

A professora da escola Capitão Edgar Cerqueira, Simone Maria, conta que esse contato das crianças com o museu é extremamente importante para que elas tenham um contato ainda maior com as bases da nossa sociedade. "A partir do momento que a criança sai da escola e tem esse contato, ela adquire um conhecimento ainda maior", conta a professora. Já a jovem Katrina, de apenas 10 anos, se revelou fascinada com o passeio promovido pela escola "Gostei de ver tudo isso, coisas tão diferentes do que a gente vê na sala de aula".

Capital e interior

Durante toda a semana, em Rio Branco, os espaços de memória Casa dos Povos da Floresta, Memorial dos Autonomistas, Museu da Borracha e o Palácio da Justiça irão receber uma  programação de atividades que inclui contação de história, oficinas de confecção de brinquedos com materiais recicláveis, exposição itinerante, exibição de filmes, guia mirim, entre outras.

No interior do Estado, os espaços de memória de Xapuri, Porto Acre, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul também participam da programação com várias atividades com oficinas de arte, palestras, exibição de filmes e espetáculos teatrais.

Confira a programação completa na nossa Agenda Cultural!


Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter