Projeto promove integração entre escola e comunidade com guias de lazer, cultura e turismo feito por alunos de 1ª a 4ª séries
“O Parque Chico Mendes fica na Via Chico Mendes perto da Vila Acre”. A frase, feita por um aluno da Escola Juvenal Antunes, está numa das primeiras páginas do guia “Descobrindo Rio Branco de Tantas Belezas”, elaborado pelos estudantes daquela escola como instrumento de turismo cívico e integração entre a unidade de ensino e a comunidade.
Trata-se do projeto Conhecendo Rio Branco, desenvolvido desde 2006 pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) nas escolas do pré-escolar e 1ª 4ª séries Juvenal Antunes, no bairro do Calafate; Luíza Batista (Esperança); Irineu Serra (Estrada Aquiles Peré) e São Francisco de Assis (Conquista). Estimulada a identificar os equipamentos e espaços públicos da comunidade, as escolas descobriram que as pessoas pouco conheciam a cidade: aos domingos, por exemplo, em boa parte dos casos, o estudante passava o dia assistindo televisão e o pai, freqüentando bares.
O projeto Conhecendo Rio Branco levou os alunos a produzirem eles mesmo guias turísticos, culturais e de lazer da capital. Nos guias, as crianças desenham e descrevem, com suas próprias idéias, pontos como o Parque Chico Mendes, o Parque da Maternidade, a Biblioteca da Floresta Marina Silva, o Memorial dos Autonomistas e muitos outros –todos com visitação aberta e gratuita praticamente durante todos os dias da semana.
“Os kits do projeto serão distribuídos em 68 escolas de ensino fundamental de Rio Branco”, disse Lígia Ribeiro, diretora do Departamento de Ensino da Seme. O projeto envolve todas as disciplinas e os resultados têm sido, segundo Lígia, altamente satisfatórios. Havia pais, por exemplo, que nunca tinham ido a determinadas atrações turísticas ou áreas de lazer. A relação da escola com a comunidade melhorou substancialmente a partir do projeto-piloto, o Descobrindo a Comunidade, desenvolvido na escola Irineu Serra.
O trabalho teve várias etapas : a pesquisa diagnóstica, desenvolvida pelos alunos da educação infantil que cursam o pré III e da 1a a 4a séries; em seguida veio a tabulação dos dados pela Seme;e análise da tabulação pela equipe da escola, quando descobriu-se que as escolas tinham situações semelhantes entre si, principalmente a forma de lazer adotada pelas famílias.