No Dia Mundial de Doação de Sangue, Hemoacre busca mais doadores

A Secretaria de Estado de Saúde, através do Hemoacre, estrutura ações para aumentar o número de doadores 

dsc_0097120608.jpg

nos bancos de sangue até o fim do ano. Mesmo com a realização de constantes campanhas para doação, os estoques no Hemocentro de Rio Branco continuam em baixa. O objetivo é sensibilizar as pessoas para que todos tenham oportunidade de fazer uma demonstração de solidariedade, com um gesto de amor ao próximo e à vida.

De acordo com a coordenadora de capação do Hemoacre, Josiane Amorim, o Hemoacre necessita apenas de cinco doadores diários para atender toda a demanda. "Se as todas as pessoas levassem a sério a importância da doação, não enfrentaríamos tanta dificuldade".  

Houve um aumento de 20% nas solicitações por bolsas de sangue nos últimos anos, com os investimentos do Governo do Estado do Acre em novos procedimentos cirúrgicos e na criação da Unidade de Alta Complexidade Oncológica, o Hospital do Câncer.

Todas as pessoas podem ser doadoras de sangue, desde que não sejam portadores de hepatites e de doenças sexualmente transmissíveis. O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar uma vez mais por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões.

O que é preciso para doar

Ter e estar com boa saúde.
Não ter ou não ter tido hepatite, doença de Chagas, sífilis, malária e AIDS.
Ter idade entre 18 e 60 anos.
Pesar acima de 50 kg.
Não estar exposto a situações de risco (vários parceiros sexuais, usar drogas, ter parceiro sexual portador do vírus da AIDS).
Apresentar documento de identidade oficial.
Não estar gripado ou resfriado. 
Não estar grávida ou amamentando.


Cuidados pós-doação

Evitar dobrar o braço puncionado por aproximadamente 30 minutos.
Evitar esforços físicos exagerados no dia, por pelo menos 12 horas.
Aumentar a ingestão de líquidos.
Não fumar por cerca de 2 horas e evitar bebidas alcoólicas por 12 horas.
Manter o curativo no local da punção por pelo menos 4 horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter