Educação do Acre alcança em 2007 metas previstas para 2009

O resultado de uma política voltada para ações integradas em favor da qualidade da educação coloca o Acre, mais uma vez, num patamar positivo

alunos_900_sergio_vale_1.jpg

Acre salta de 27º colocado para 10º no ranking da avaliação (Foto: Sérgio Vale/Secom)

no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), divulgado nesta quarta-feira, 11. O Estado foi um dos que alcançaram, na avaliação de 2007, as metas previstas para 2009 em todas as etapas de ensino. O Ideb é calculado a partir da avaliação feita a cada dois anos com alunos das séries de saída (4ª e 8ª séries e 3º ano) de todos os segmentos da educação.

No Acre, o índice apresenta pontos referentes à quantidade e qualitativos verificados na estrutura do ensino oferecido. Mais crianças e adolescentes não só estão na escola, como estão aprendendo mais e melhor. A nota alcançada pelos alunos das séries iniciais (4ª série) na avaliação de 2007 foi de 3,8. Meta prevista para 2009. Para as séries finais (8ª série) a nota foi de 3,8, quando a meta para 2009 é de 3,7.

O Ensino Médio também apresentou crescimento no índice: a nota do Ideb em 2007 foi de 3,5 quando a meta para 2009 era de 3,3. Superados estes desafios, o objetivo do setor é trabalhar as metas previstas para 2011 e 2013. O foco se volta ainda mais para a melhoria da qualidade da educação e o desenvolvimento dos processos pedagógicos que garantem que os alunos possam ampliar as habilidades básicas previstas para cada série.

Em busca do pacto – As metas programadas no Pacto da Educação, firmado entre o Governo do Estado e prefeitura de Rio Branco começam a ser estendidas a todos os municípios do Acre.  O regime de colaboração entre Governo do Estado e prefeituras dos municípios pretende garantir o acesso a crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos na escola, plena alfabetização até os oito anos,  aprendizado adequado à série e acesso ao ensino médio a todos os alunos que concluírem o ensino fundamental.