Os exageros na “comilança” das festas de fim de ano e as promessas de emagrecer no ano que se inicia. Quem nunca passou por isso e acabou não cumprindo o juramento de fazer as pazes com a balança?
A maioria das pessoas quer seguir uma meta de alimentação saudável, com prática de exercícios físicos regulares, mas, por falta de orientação e ajuda profissional, acabam desistindo pelo caminho.
Para dar aquela forcinha, iniciamos 2018 com dicas valiosas para que as promessas de ano novo não sejam quebradas. Antes de qualquer coisa, o nutricionista Wilson Afonso Dias lembra que qualquer dieta e mudança de hábitos precisam ser acompanhadas por um profissional, isso porque um dos maiores erros na hora de tentar emagrecer é acreditar em dietas mirabolantes e milagrosas.
“Uma dieta para ser saudável precisa ser equilibrada e acompanhada por um profissional. O maior perigo de quem deseja alcançar resultados rápidos é acreditar nessas dietas mirabolantes, de internet ou de pessoas que ouviram falar, como, por exemplo, comer um único alimento por uma semana ajuda a emagrecer. Errado e muito perigoso, já que isso pode acabar resultando em uma gastrite ou algo ainda mais grave”, alerta.
Com a primeira dica anotada, o especialista explica que a mudança de alimentação é difícil, por isso é tão importante a ajuda de um profissional de saúde. “Sair da zona de conforto é difícil, porque envolve o emocional também. Mas com meta e orientação correta a pessoa passa a ter hábitos mais saudáveis e a perda de peso ocorre naturalmente”, destaca Dias.
Fuja dos industrializados
Evitar alimentos industrializados é outro ponto fundamental para quem deseja emagrecer e ter uma vida mais saudável. “Sempre que possível, dar preferência a alimentos mais naturais. Industrializados, apesar de serem mais práticos, contêm corantes, aromatizantes, adoçantes e conservantes, entre outros componentes que são nocivos ao organismo”, explica.
Sabendo que toda mudança requer força de vontade, a primeira regra é perseverança. O nutricionista orienta a começar devagar, eliminando ou diminuindo o consumo de sucos de caixinha e refrigerantes. “Na lanchonete, no supermercado opte por suco de frutas natural. Compre polpa, em vez de sucos de saquinhos ou em caixa. Água, chá ou água de coco são ótimas pedidas também.”
Dicas do bem
Latinhas perigosas: o sódio está presente em enlatados, embutidos e conservas. Portanto, prefira sempre consumir alimentos naturais.
Menos sal, mais temperos: diminua o sal e invista em temperos para dar sabor à comida, como manjericão, salsa, alecrim, hortelã, entre outros.
Coma devagar: adquira o hábito de mastigar lentamente, sem pressa.
Prepare seus próprios alimentos: dê preferência à comida feita na sua casa.
Mantenha-se bem hidratado: o nutricionista recomenda que se beba pelo menos dois litros de água no dia a;dia.
Aposte num prato colorido: quanto mais colorida uma refeição, mais saudável ela tende ser.
Reserve um dia para comer o que gosta: não seja tão radical, para não transformar sua reeducação alimentar em um pesadelo.
No mais, para quem deseja emagrecer e seguir uma vida mais saudável em 2018, antes de pensar em qualquer estratégia de dieta, pense na saúde: converse com seu médico e peça exames de rotina para avaliar os níveis de colesterol, glicemia e tireoide, que têm relação direta com o sobrepeso.