Nutrição Parenteral foi o tema do encerramento da Semana de Nutrição da Fundação Hospital Estadual do Acre

A 1ª Semana de Nutrição ocorrida na Gerência de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, teve seu encerramento nesta quinta-feira, 31, com o tema voltado para a Nutrição Parenteral. A finalidade foi capacitar os profissionais de saúde que atuam no hospital sobre as áreas de nutrição desenvolvidas no complexo hospitalar, além de contribuir no conhecimento específico para o público externo, como os acadêmicos que participaram do evento.

Nutrição Parenteral foi o tema de encerramento da Semana de Nutrição da Fundhacre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Foram quatro dias de grande proveito, com abordagens importante para os participantes, em âmbito de esclarecer os serviços de nutrição e fortalecer a equipe multidisciplinar atuante no hospital. Atingiu nossas expectativas, pois tivemos a presença de diversos profissionais em todas as tardes do evento”, destaca a chefe do Serviço de Nutrição e Dietética, Madeline Guimarães.

“Foram quatro dias de grande proveito, com abordagens importantes para os participantes”, destaca a chefe do Serviço de Nutrição e Dietética, Madeline Guimarães. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Os temas abordados foram: fluxo do serviço de nutrição, nutrição via oral e outras complementações; combate à desnutrição hospitalar, nutrição enteral, e encerrou com o assunto voltado para a nutrição parenteral, que é uma forma de fornecer os nutrientes que o corpo precisa diretamente na corrente sanguínea. É utilizada em pacientes que não podem ou não devem receber alimentos pela boca ou através do trato gastrointestinal, geralmente devido a uma doença, cirurgia ou trauma.

 

Evento contou com o apoio do Serviço de Terapia Nutricional (STN), em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP). Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A residente Janaina Silva explica que esteve participando da Semana de Nutrição e destacou sobre sua atuação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e o que o evento proporciona ao profissional. “A Unidade de Terapia Intensiva funciona dentro do hospital de alta complexidade. O nutricionista tem uma atuação muito importante dentro dessa equipe. O evento traz muita clareza para esse público e uma nova visão para quem está saindo da academia nesse momento”, comenta a residente.

Evento traz muita clareza para esse público e uma nova visão para quem está saindo da academia nesse momento”, comenta a residente Janaina Silva. Foto: Glesion Luz/Fundhacre

A realização do evento ocorreu por meio do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e contou com o apoio do Serviço de Terapia Nutricional (STN), em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP).

 Conheça o serviço

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da Fundhacre realiza assistência nutricional individualizada buscando atender às necessidades nutricionais dos pacientes, contribuindo assim para uma melhora clínica e alta hospitalar.

O serviço garante mais de 50 mil refeições adequadas nutricionalmente para pacientes, acompanhantes e plantonistas do hospital, sendo essas refeições: café da manhã, almoço, jantar e lanches.

O SND conta com cerca de 80 colaboradores, de nível operacional, técnico e superior. “Os nossos profissionais atuam desde o recebimento dos gêneros alimentícios, armazenamento, manutenção, conservação, produção e distribuição no leito do paciente.

Já o Serviço de Alta complexidade em Terapia Nutricional (STN) tem como objetivo manter ou recuperar o estado nutricional do paciente por meio da Nutrição Parenteral (NP) e/ou Nutrição Enteral (NE). O público alvo são pacientes hospitalizados incapazes de atingir adequadamente suas necessidades nutricionais e metabólicas.

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter