atualização

Núcleo de Telessaúde do Acre realiza curso gratuito de capacitação para profissionais de saúde bucal

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Telessaúde do Acre, começou desde a última quinta-feira, 1, o primeiro curso na modalidade de Ensino à Distância (EaD) para profissionais da odontologia. As inscrições para a capacitação intitulada “Atualização em saúde bucal” foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, 9. O curso é gratuito e tem como público-alvo os profissionais de saúde bucal na atuação do dia a dia clínico nas redes públicas e privadas do Acre.

A programação conta com videoaulas exclusivas e materiais de suporte bibliográfico distribuídos em seis módulos, e terá uma carga-horária e certificação de 40 horas, que estará vinculada a plataforma Educants, do Telessaúde.

Cirurgiões dentistas, técnicos em saúde bucal e auxiliares em saúde bucal de Cruzeiro do Sul Foto: Cedida.

“A iniciativa busca atualizar os trabalhadores da saúde bucal acreana, sobretudo em suas práticas clínicas e procedimentos operacionais no cotidiano. A Equipe de coordenadores visa contribuir para autonomia e atualização dos profissionais de saúde bucal. O Núcleo Estadual de Telessaúde do Acre firmou parcerias com diversas instituições e áreas técnicas para juntos realizarem o primeiro curso EaD totalmente gratuito” destacou a cirurgiã-dentista e coordenadora do curso em Rio Branco, Caroline Oliveira.

A aula inaugural ocorreu na quinta-feira e contou com a participação de cirurgiões dentistas, técnicos em saúde bucal e auxiliares de saúde bucal.

“Reuni nossas equipes para assim transmitirmos essa aula e falar da relevância do curso de atualização em saúde bucal ofertado pelo Telessaúde. A primeira aula nos trouxe informações importantes de como nos mantermos ativos profissionalmente, bem como termos conhecimento de nossos deveres e direitos, e estamos felizes em poder participar e aprender com o curso”, relatou a cirurgiã-dentista e coordenadora de saúde bucal no município de Cruzeiro do sul, Alane Moura.

Retirada de sisos, extração feita pelo cirurgião-dentista Eldon Cariri Foto: Danna Anute/Sesacre

Os parceiros deste curso, por sua vez, são a RNP/UFAC; CRO-AC; SINODONTO-AC; ABO-AC; Vigilância Sanitária Estadual; CEO – Barral y Barral/Rio Branco e Núcleo de Saúde Bucal na Atenção Primária da Sesacre.

Para mais informações sobre a capacitação é preciso acessar www.telessaude.ac.gov.br/educants.

A rotina do cirurgião-dentista na  Fundhacre

Na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), unidade situada em Rio Branco, há uma série de atendimentos odontólogos específicos, cujo setor responsável é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que atendeu de janeiro a maio deste ano mais de 1.400 pessoas entre entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. O CEO também agrega o Programa de Reabilitação e Assistência aos Fissurados da Face (Praff), além de manter uma rede de cuidados à pessoa com deficiência.

Extração de sisos no ambulatório do CEO Foto: Danna Anute/Sesacre

Entre os procedimentos mais comuns na rotina do cirurgião-dentista é destacado: a profilaxia com aplicação de flúor e raspagem de tártaro, remoção de cáries, restaurações e extração dentária. Assim, entre as intervenções operatórias está a cirurgia de extração de siso, que é simples, mas não tem um tempo determinado, já que depende da posição dos dentes na arcada do paciente.