salvar vidas

Núcleo de Educação em Urgência atua na capacitação e atualização profissional

Para oferecer capacitação e atualizações quanto aos procedimentos e protocolos a serem empregados pelos profissionais da área de urgência e emergência, o Núcleo Estadual de Educação em Urgência (NEU) foi instituído por meio da portaria n° 572 em 26 de maio de 2015, objetivando uma melhor qualificação desses profissionais.

O NEU tem por finalidade promover conhecimentos com meios materiais e organizar ações de capacitação, habilitação e educação continuada para todos os profissionais que atuam na assistência às urgências da rede assistencial de urgência do Estado.

Em 2017, o NEU ofertou 11 cursos, capacitando 284 profissionais.

O público alvo no estado são os profissionais que atuam na porta de entrada da rede de urgência, que são o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Pronto Socorro (PS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Huerb é uma das unidades que atendem situações de urgência e emergência em Rio Branco (Foto: Gleilson Miranda)

O coordenador do NEU, Rosicley Souza, explica que os cursos são planejados semestralmente e ofertados aos profissionais de acordo com o cronograma desenvolvido pelo NEU. “São oferecidos entre cinco e dez cursos por semestre, que atendem uma média de 45 profissionais cada”.

As capacitações são voltadas à assistência de urgência e emergência, como atendimento pré-hospitalar, assistência cardiológica e classificação de risco, entre outros.

Este ano, somente no primeiro semestre foram planejados 17 cursos, nas áreas de biossegurança, emergências psiquiátricas, noções Básicas dos fluxos administrativos do SAMU, emergências clínicas, emergências cardiovasculares, emergências neurológicas – AVC e Crise epilética, Basic Life Suport –BLS, emergências obstétricas, obstrução de vias aéreas por corpos estranhos, imobilização e transporte de paciente no APH, suporte básico de vida, suporte avançado e dinâmica de assistência beira leito, treinamento com o instrumento construído.