Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul realiza Projeto EJA Leitores

A Escola Valério Caldas de Magalhães, referência em todo o estado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizou na noite da última sexta-feira, 16, a culminância do Projeto EJA Leitores.

O projeto, realizado todos anos, nasceu com o objetivo de incentivar a leitura entre os estudantes da modalidade de ensino. O empenho e a dedicação dos alunos, professores e equipe gestora ficou bem visível no trabalho exposto em cada ambiente.

Aluno da EJA, Mateus Conceição, declamando poesia. Foto: Assessoria.
Aluno da EJA, Mateus Conceição, declamando poesia. Foto: Assessoria.

A interdisciplinaridade foi a responsável em trazer para o projeto assuntos como genética, formação celular, matemática, representada por meio de jogos, e a física, ensinando sobre misturas. Todas as produções seguiram o objetivo do projeto, que buscou despertar o gosto pela leitura.

A coordenadora do Núcleo de Educação em Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino,  o coordenador da EJA em Cruzeiro do Sul, José Adriano, e a chefe da Divisão da EJA da Secretaria Estadual de Educação, Jeane Aguiar, estiveram prestigiando a execução de projeto. Jeane Aguiar, que visitou todos os ambientes, elogiou o empenho dos estudantes e equipe gestora.

“Cruzeiro do Sul realmente está se transformando, tem se consolidado como uma referência na educação de EJA. A Escola Valério Caldas realmente tem feito um trabalho belíssimo, por isso estamos aqui pra prestigiar e acompanhar essa atuação. Tem me enchido de orgulho e muita satisfação ver a Educação de Jovens e Adultos com pessoas compromissadas com a educação e primando tanto pela qualidade”, destacou Aguiar.

A chefe da Divisão da EJA da SEE, Jeane Aguiar, em seu momento de fala durante a solenidade.
Chefe da Divisão da EJA da SEE, Jeane Aguiar, em seu momento de fala durante a solenidade. Foto: Assessoria

As salas de aula se transformaram em ambientes temáticos, passando pelos antigos mosteiros na idade média, até o nordeste brasileiro, uma verdadeira exposição de criatividade. Ainda durante o projeto, alguns estudantes estiveram realizando apresentações de poemas e paródias. Mateus da Conceição, de 24 anos, por questões de saúde, não conseguiu concluir o ensino médio na idade/série. Hoje, na EJA, ele tenta recuperar o tempo perdido. Mateus foi um dos estudantes que recitou um poema e disse que a EJA vem mudando a vida dele.

“Fico feliz em estudar. Primeiramente, é uma oportunidade que eu tive graças a Deus. E não foi fácil. Tive muitas lutas pra chegar até aqui, mas a escola também me ajudou até demais. Então, hoje eu faço parte dessa família e sou muito agradecido a Deus por isso. É um momento de aprendizado, de crescimento na vida”, comentou.

Coordenadora do Núcleo de Educação, Ruth Bernardino, acompanhando as atividades desenvolvidas pelos alunos da EJA.
Coordenadora do Núcleo de Educação, Ruth Bernardino, acompanhando as atividades desenvolvidas pelos alunos da EJA. Foto: Assessoria

A coordenadora do Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul acompanhou a atividade e comentou sobre o projeto: “É muito gratificante ver o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da EJA. O programa de incentivo à leitura, com interface com outras disciplinas, é um sucesso, e essas ações envolvem os alunos e evitam a erradicação escolar”, comentou Bernardino.

A Escola Valério Caldas de Magalhães atende, atualmente, cerca de 700 alunos da EJA e já foi agraciada com prêmio de gestão por projetos voltados ao meio ambiente. O diretor da instituição, João Nery, agradeceu aos envolvidos no projeto e disse que o segredo do sucesso é uma equipe compromissada com a educação.

“Temos buscado ser exemplo na Educação de Jovens e Adultos. Estamos sempre nos empenhando ao máximo nos projetos que a escola executa aqui na cidade. A escola é um exemplo para a modalidade de ensino. No passado, nós tínhamos um projeto de meio ambiente que foi referência no estado todo. Chegamos a conquistar um prêmio de gestão. Agora estamos nos envolvendo, nos empenhando mais na parte didática, que é o projeto de leitura, no qual tivemos o empenho massivo dos alunos, com a orientação da direção, dos professores, dos funcionários, e chegamos ao resultado de hoje, um evento belíssimo, um projeto que, ao meu ver, é de suma importância para a educação e principalmente para a EJA”, enfatizou o diretor.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter