Novos médicos conhecem o funcionamento do SUS no Acre

Após a oficina, os médicos serão distribuídos em seis municípios acreanos, além da capital Rio Branco ( Foto: Júnior Aguiar)
Após a oficina, médicos serão distribuídos em seis municípios acreanos, além da capital Rio Branco (Foto: Júnior Aguiar)

Os 16 profissionais médicos cooperados cubanos que chegaram ao Acre, por meio do programa federal Mais Médicos, começaram a participar, na manhã desta segunda-feira, 10, da oficina de acolhimento sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre.

Durante três dias, os novos médicos irão conhecer um pouco da história do Estado e também ter acesso às questões epidemiológicas, os maiores agravos que acometem a população do estado e como é que se forma toda a rede de assistência à saúde, além das medicações que são utilizadas no Brasil.

De acordo com a gerente da Divisão de Atenção Primária/Saúde da Família, Elizete Araújo, eles irão aprender o funcionamento das secretarias estadual e municipal de Saúde. “Serão apresentados os secretários municipais e conselhos de saúde, para que juntos possam entender a lógica de saúde do Estado”, destacou.

Elizete disse ainda que na próxima quarta-feira, 12, os médicos visitarão algumas unidades básicas de saúde de Rio Branco. Na quarta-feira, 13, os gestores de cada município onde os médicos irão trabalhar vêm à capital para buscá-los.

Onde eles irão trabalhar

A médica cubana Eliana Vive espera contribuir com a experiência que adquiriu trabalhando em outros países (Foto: Júnior Aguiar)
Médica cubana Eliana Vive espera contribuir com a experiência que adquiriu trabalhando em outros países (Foto: Júnior Aguiar)

Os médicos serão distribuídos nas unidades básicas de saúde da seguinte forma: 1 em Assis Brasil, 2 em Cruzeiro do Sul, 1 em Feijó, 2 em Marechal Thaumaturgo, 2 em Rio Branco, 4 em Sena Madureira e 1 em Tarauacá.

Novo trabalho, novas expectativas

“Estou com uma enorme expectativa de trabalhar em um país novo, com condições de trabalho que não conhecemos. Tenho 28 anos de medicina, já trabalhei na Venezuela e no Uruguai, e espero contribuir com os médicos e o Sistema Único de Saúde brasileiros”, declarou a médica cubana Eliana Vive.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter