Novo mutirão do Opera Acre atende 30 pacientes em Tarauacá e Feijó nesta quinta-feira

Com o intuito de reduzir a demanda reprimida de pacientes que aguardam na fila de espera por cirurgias, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza nesta quinta-feira, 30, mais uma edição do programa Opera Acre, alcançando 30 pacientes dos municípios de Tarauacá e Feijó. As cirurgias estão sendo realizadas no Hospital Sansão Gomes.

“Nosso objetivo é descentralizar esse tipo de serviço levando para o mais perto possível consultas, exames e cirurgias, que antes eram realizadas só em Rio Branco. Como no Hospital de Feijó não tínhamos as condições necessárias para receber essa demanda, foi feita uma parceria com o Hospital de Tarauacá, e hoje estão sendo realizadas essas cirurgias”, explicou Shirley Nascimento, chefe da Regulação de Cirurgias.

No total, 30 pacientes passarão por cirurgia nesta quinta. Foto: Shirley Nascimento/Sesacre

À espera para retirada de pedra na vesícula, a funcionária pública de 37 anos, Lidilene Tavares, é moradora do município de Feijó. Chegou cedinho ao hospital e disse ter sido bem recepcionada. “Fiquei preocupada por ter que passar por uma cirurgia, mas chegando aqui fui muito bem recepcionada e fiquei mais tranquila. Só tenho a agradecer por trazerem esse serviço para perto da gente”, disse ela.

Lidilene vai poder voltar para casa no fim de semana. Foto: Tayanny Viana

Entre os pacientes também estava o pequeno Vitor Morais, de apenas 7 anos, morador do município de Tarauacá. A criança precisava passar por cirurgia de postectomia (retirada de pele no órgão genital) e, segundo a mãe, Sandra Morais, o procedimento traz o sentimento de alívio e de menos uma preocupação.

Sandra é dona de casa e mãe do Vitor Morais. Foto: Tayanny Viana

“Não precisei me deslocar até Rio Branco e gastar o que não tinha para levar meu filho para operar. Fizemos aqui mesmo em Tarauacá, e deu tudo certo. No dia em que ligaram, me senti aliviada de não ter mais que ver o meu filho sofrendo. Se Deus quiser, voltará a ser uma criança normal e cheia de saúde”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter