Nova técnica aumenta produtividade do café em projeto de assentamento

Produtor da BR-317 se entusiasma com aumento da produtividade na lavoura (Foto: Leônidas Badaró)
Gerson Ramos se entusiasma com aumento da produtividade na lavoura (Foto: Leônidas Badaró)

Uma nova técnica implantada pela Secretaria Estadual de Agropecuária (Seap) está aumentando a produtividade das plantações de café no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Porto Carlos, que fica às margens da BR-317, sentido Assis Brasil.

A técnica é simples, mas tem se mostrado bastante eficaz. Com o processo é possível aumentar em até cinco vezes a produtividade de cada pé de café.

O método novo que vem sendo aplicado nas lavouras de café no estado é conhecido como envergamento de mudas. “Se recomenda aplicar essa técnica entre 90 a 120 dias após o plantio da muda. E consiste em envergar a muda utilizando um gancho feito de bambu ou de arame liso. A planta fica envergada durante 40 dias. Depois desse período percebemos a presença de novas hastes, passando de um para quatro ou cincos pés de café”, explica Michelma Lima, engenheira agrônoma da Seap.

O agricultor Gerson Ramos foi um dos primeiros produtores a ter a técnica aplicada em sua lavoura. Ele garante que está satisfeito com os resultados e com a possibilidade de aumento de sua produtividade. “Estou muito satisfeito. Em um pé que eu ia colher um litro de café, agora vou colher cinco vezes mais, sem gastar nada, apenas aplicando a técnica de envergar as mudas”, observa.

Análise do solo

Outro cuidado da Seap para aumentar a produtividade dos agricultores é fazendo a análise de solo. Na propriedade de Gerson foi colhida uma amostra do solo que será encaminhada para a Universidade Federal do Acre (Ufac), onde será feita a análise química do solo. Com os resultados, a equipe da secretaria volta à área rural para aplicar os nutrientes necessários para corrigir o solo e garantir maior produtividade.

“O café é um dos nossos produtos mais importantes. Precisamos garantir que o agricultor tenha condições de produzir um produto de qualidade para ser competitivo no mercado. Nossas equipes estão visitando constantemente as propriedades rurais para saber como estão as plantações”, afirma José Carlos Reis, secretário da Agropecuária.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter