Governo se reúne com cooperativas do Alto Acre e anuncia investimentos

IMG-20150401-WA0139
São mais de 300 produtores rurais associados em três cooperativas na região (Foto: Leônidas Badaró)

Representantes de três cooperativas de produtores de Epitaciolândia participaram de reunião, na quarta-feira, 1°, com o gestor da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenilson Figueiredo. A intenção do encontro foi de planejar estrategicamente o apoio do governo do Estado no fortalecimento da produção na região do Alto Acre.

As cooperativas Agroave, a Coopergrão e Coopervale possuem juntas mais de 300 associados. Elas buscam auxílio para a melhoria das condições de produção, principalmente na área da piscicultura.

Os produtores rurais explicaram quais as principais dificuldades para o desenvolvimento da criação de peixes na região. “A falta de assistência técnica de qualidade para quem quer fazer uma criação de peixes maior ainda é uma coisa que dificulta. A gente não pode negar o apoio que vem recebendo do governo do estado, mas ainda é possível melhorar”, destacou Shaira da Silva, produtora de Brasileia.

Clodomir Marques, presidente da Coopervale, elogiou a presença do governo e se mostrou entusiasmado com o incentivo à criação de peixes. “Nós temos aqui produtores que já produzem uma boa quantidade de peixes. Tendo esse incentivo do governo, a tendência é o aumento da produção, já que todo mundo tá apostando na cadeia produtiva do peixe”, disse Clodomir.

Durante o encontro, Glenilson Figueiredo fez o anúncio da ampliação dos investimentos na atividade da piscicultura, inclusive, com a construção de novos tanques e reforço na assistência técnica. “A gente traz aqui a boa notícia da determinação do governador Tião Viana para incluir mais 700 famílias do Alto Acre no Programa Estadual de Piscicultura. Nossa intenção é cada vez mais fortalecer a cadeia produtiva do peixe no Acre”, destacou o gestor da Seaprof.