Nova estratégia vai garantir mais segurança nas escolas

Viaturas atuarão a partir de uma coordenação, centralizando o atendimento (Foto: Mardilson Gomes)

Representantes da Polícia Militar do Acre (PMAC) e das secretarias de Estado de Educação e Esporte (SEE) e de Segurança Pública (Sesp) anunciaram nesta semana uma nova estratégia que irá garantir mais segurança nas escolas de Rio Branco, por meio do policiamento escolar ostensivo.

Além das sete viaturas, que já atuam no dia a dia das escolas, outras duas irão reforçar a equipe, totalizando nove veículos, num trabalho de policiamento que será centralizado numa coordenação que funcionará no Centro de Referência de Inovações da Educação (Crie).

De acordo com o secretário-adjunto de Educação, José Alberto Nunes, o Xaxá, “este é um compromisso da administração do governador Tião Viana, que não mede esforços para garantir mais segurança aos estudantes”.

“Esses veículos foram adquiridos com recursos da Educação e um dos grandes trunfos dessas novas aquisições é justamente o reforço do serviço de inteligência, que permitirá combater as ações criminosas com mais eficiência”, ressalta Xaxá.

Da solenidade de remanejamento e entrega das viaturas participaram o secretário de Estado de Segurança, Emylson Farias, o tenente João Jácome, a diretora de gestão da SEE, professora Rosária Solon, e o diretor da escola Edilson Façanha, professor Valdemir Nicácio.

Anúncio das novas estratégias foi feito por representantes da SEE, SESP e PM (Foto: Mardilson Gomes)

Segundo o coronel Atahualpa Ribera, o policiamento escolar nunca deixou de existir, mas estava desconcentrado. “A partir de agora, estamos concentrando todo o policiamento escolar numa única coordenação e, com essa mudança de estratégia, vamos focar nas escolas com maior necessidade”, explicou.

O tenente João Jácome, por sua vez, destacou que, nesse momento, três escolas serão atendidas com policiamento permanente. São elas: a Edilson Façanha, na região do Calafate, a Pedro Martinello, no Montanhês, e a Sebastião Pedrosa, no Segundo Distrito. “Isso não quer dizer que não vamos atender as outras escolas, mas a partir de agora daremos prioridade às necessidades específicas de cada regional”, disse.

O secretário Emylson Farias também participou da entrega e remanejamento das viaturas. Para ele, como o setor da segurança é muito dinâmico, o que está sendo feito agora é colocar uma base única, direcionando o atendimento dos batalhões. “A gente direciona esse policiamento para os locais mais sensíveis, sem prejuízo aos demais”, afirmou.

A diretora de gestão da SEE, professora Rosária Solon, frisou que essa nova estratégia para o policiamento escolar era um desejo dos gestores escolares. “Os diretores fazem um trabalho excelente e essa medida do governo do Estado vai amenizar muito o conflito pelo qual os diretores estão passando nesse momento”, destacou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter