Nova diretoria da Fieac visita complexo industrial do Alto Acre

A comitiva foi liderada pelo novo presidente da Fieac José Adriano Ribeiro da Silva(Foto: Edna Medeiros/Secom)
Comitiva foi liderada pelo novo presidente da Fieac José Adriano Ribeiro da Silva (Foto: Edna Medeiros/Secom)

O modelo acreano de investimento público-privado-comunitário tem gerado muitos empregos e fomentado a industrialização no Alto Acre.

Na sexta-feira, 17, a nova diretoria da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) visitou o complexo industrial da Acreaves e Dom Porquito, em Brasileia, para conhecer as instalações dos empreendimentos e estreitar o diálogo com o empresariado.

A comitiva liderada pelo novo presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro da Silva, acompanhou de perto as obras do Frigorífico de Suínos Dom Porquito.

O empreendimento reúne mais de R$ 80 milhões em investimentos do governo do Estado, por meio da Agência de Negócios do Acre, e se um grupo de empresários, podendo gerar cerca de mil empregos diretos na região.

A Unidade Produtora de Leitões assegura a produção de 1.700 leitões por semana. Os animais da Dom Porquito, além de possuírem uma excelente conversão alimentar e alta qualidade, têm o selo PIC (Pig Improvement Company), empresa que reúne a maior tradição de conhecimentos e inovações em desenvolvimento genético de suínos sob condições tropicais.

Na visita à Acreaves, a diretoria da Fieac pôde conhecer o potencial de produção da indústria, que tem uma média diária de abatimento de 15 mil frangos. O frigorífico Acreaves atua há mais de cinco anos no mercado acreano e é abastecido por 92 agricultores familiares locais.

Os frangos são comercializados nos principais supermercados e distribuidoras de alimentos do Acre. A ração fornecida aos produtores é fabricada no complexo. Ao todo, foram gerados 310 empregos diretos e 1,5 mil indiretos na região. A expectativa é de que, até o fim do ano, o empreendimento tenha uma produção diária de 25 mil frangos.

“O Acre vem fazendo o seu papel, que é melhorar a qualidade de vida das pessoas e de trabalho, dando confiança, orgulho e dignidade. Esse projeto de industrialização vem para consolidar esses avanços. O agronegócio gera emprego e renda, ao passo que mantém as florestas de pé e conceitos ambientais”, destacou o empresário da Dom Porquito e Acreaves, Paulo Santoyo.

O presidente da Fieac ressaltou que a nova diretoria está buscando o diálogo com os empresários. “Estamos fazendo estas visitas às bases, para que possamos fortalecê-las. Dentro dessa ótica, a gente vem se familiarizar com os problemas e soluções que eles estão dando para seus negócios, avaliando a geração de emprego, renda e investimentos, pois quando a gente mapeia todas essas condições, é possível visualizar o que a Federação pode fazer para contribuir.”