Governador Binho Marques visitou local da instalação da escultura "Jangadas", criada pelo artista cearense Sérvulo Esmeraldo
O governador Binho Marques fez nesta sexta-feira, 19, o reconhecimento da locação do novo monumento da Nova Avenida Ceará de Rio Branco, que será instalado na rotatória da AABB. "Jangadas", escultura em aço SAC-50 (resistente à ferrugem), foi concebido pelo artista plástico Sérvulo Esmeraldo e retrata as embarcações típicas do Ceará, Estado natal do autor.
Jangada é uma espécie de balsa de madeira utilizada por pescadores artesanais daquela região. "Cresci vendo jangadas. Foi nisso que me inspirei para fazer esse trabalho", explicou Sérvulo, que nasceu em 1929 na cidade do Crato. Apresentada em maquete e tamanho original ao governador, a escultura deverá ser instalada nos próximos dias no canteiro da rotatória em substituição à placa atual.
A obra, assim como a avenida, presta homenagem ao Estado do Ceará, região de origem de grande parte dos acreanos pioneiros. A obra de Sérvulo percorreu o mundo e, a partir de 1975, começa o caminho de volta à terra. O artista retomou os projetos de arte pública, incluindo suas esculturas monumentais na paisagem urbana de Fortaleza, cidade onde vive e trabalha desde 1980, e que hoje abriga cerca de 40 obras de sua autoria.
Sérvulo é o idealizador e curador da I Exposição Internacional de Esculturas Efêmeras, realizada pela Fundação Demócrito Rocha, em Fortaleza. Com importantes exposições realizadas e participação em salões, bienais e outras mostras coletivas na Europa e nas Américas, sua obra está representada nos principais museus do País e em outras coleções públicas e privadas do Brasil e exterior.