Nota Pública

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) vem a público esclarecer os acontecimentos referentes ao caso de uma mulher que, após buscar auxílio médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral e em seguida se dirigir para a UPA do Segundo Distrito, foi acometida de mal-estar no Terminal Urbano.

Todos os dias, diversas pessoas com problemas respiratórios são atendidas nas unidades de saúde municipais e estaduais. Os pacientes que tenham os sintomas marcantes da contaminação de Covid-19 são encaminhados para a UPA do Segundo Distrito, que é a unidade referência de atendimento para a doença.

Dentro das unidades, o protocolo instaurado é que apenas pacientes com o quadro mais grave da doença, com instabilidade física, sejam encaminhados para a unidade pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A paciente em questão, mesmo tendo buscado atendimento com sintomas de problemas respiratórios, apresentava um quadro estável. Em seu prontuário, o pré-atendimento conta com níveis de pressão, oxigenação e frequência cardíaca normalizados, portanto, não apta ao transporte via Samu.

Após o mal-estar súbito durante o caminho que realizava, a paciente foi socorrida pelo Serviço Móvel e agora se encontra internada na UPA do Segundo Distrito, referência para todos os casos suspeitos de Covid-19, na busca por atendimento especializado.

Rio Branco, AC, 9 de abril de 2020.
Secretaria de Estado de Saúde

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter