O governador do Estado do Acre, Tião Viana, vem a público manifestar seu pesar pelos três anos de falecimento do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Lourival Marques de Oliveira, que faleceu no dia 23 de maio de 2013, aos 80 anos, em decorrência de um câncer, em São Paulo.
Formado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro, Lourival Marques nasceu no dia 10 de dezembro de 1932, em Cruzeiro do Sul. Foi membro do Ministério Público do Acre e o primeiro a assumir o cargo de procurador-geral de Justiça, em 1963, de Xapuri e de Rio Branco. Tomou posse no cargo de desembargador no dia 7 de junho de 1974, sendo eleito para a presidência do Tribunal de Justiça no biênio de 1981-1982. Aposentou- se no dia 25 de janeiro de 1983.
Lourival Marques era incansável na defesa do desenvolvimento do estado. Em sua atuação pública integridade, honestidade e ética foram marcas que retrataram sua personalidade. Justiça, lealdade e amor ao Acre significavam lema de vida, repassados aos seus filhos, familiares e a todos que o cercavam.
Além da viúva, dona Edir Marques, o ex-presidente do TJ deixou três filhos: Cassiano, Eduardo e Lourival, que voltou a assumir a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) nesta terça-feira, 24.
Tião Viana
Governador do Estado do Acre