Governo prepara implantação de programa de atenção à primeira infância

Projeto irá beneficiar Rio Branco no primeiro ano e mais seis municípios no ano seguinte (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Projeto vai beneficiar Rio Branco no primeiro ano e mais seis municípios no ano seguinte (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), prepara-se para implantar um programa pioneiro de cuidados infantis, o Primeira Infância Acreana (PIA). O governador Tião Viana foi apresentado à versão final do programa nesta segunda-feira, 23, e confirmou participação em seu lançamento, dia 3 de junho.

O PIA foi idealizado por uma equipe da Sesacre, do Saúde da Criança e Atenção Básica, com o objetivo de qualificar o atendimento e o cuidado à criança de 0 a 6 anos, favorecendo seu desenvolvimento integral e integrado. Apoiado por várias instituições, o programa conta, nessa etapa, com recursos da fundação holandesa Bernard van Lee e da United Way Brasil.

Por meio do PIA, serão qualificados o atendimento e o cuidado à criança de uma maneira que favoreça seu desenvolvimento integral e integrado. Assim, com a qualificação de equipes, reorganização dos sistemas de atendimento e sua continuidade, o programa espera gerar para as crianças acreanas uma melhora significativa na qualidade de saúde e educação.

A coordenadora do PIA no Acre, Priscylla Aguiar, acrescenta: “O diferencial desse programa é, além de termos atividades voltadas para o crescimento físico saudável, trabalharmos também o desenvolvimento cognitivo, incluindo desenvolvimento motor, de linguagem e socioafetivo. Vai além de promover a sobrevivência, mas que se tornem cidadãos saudáveis”.

A implantação do PIA começará por Rio Branco, nos bairros Cidade do Povo e Calafate. Já no segundo ano, será ampliada sua atuação na capital, além de ser implantado em Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Santa Rosa do Purus e Assis Brasil. O PIA também conta com o apoio da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida.