atendimentos

Nota de esclarecimento sobre suposta lotação do Pronto-Socorro

O Hospital Geral de Clínicas de Rio Branco (Pronto-Socorro), vem a público prestar esclarecimentos a respeito da notícia veiculada em site local sobre suposta lotação do Pronto-Socorro de Rio Branco:

O Pronto-Socorro de Rio Branco é referência nos atendimentos de Urgência e Emergência, porém, diante da necessidade da comunidade acaba realizando o atendimento de pacientes que deveriam ser atendidos na atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde, UBS e URAPs do município.

Muitas vezes esse atendimento primário em área de urgência e emergência termina, por consequência, superlotando a unidade, mas não é uma prática comum. E seria fácil de evitar não fosse a necessidade de atendimento aos pacientes das UBS e URAPs do município.

O Pronto-Socorro de Rio Branco é porta de entrada dos atendimentos do SAMU e dispõe de médicos 24h por dia, com três médicos na Emergência, quatro cirurgiões na Sala de Emergência Traumática e dois médicos para realizar a triagem dos pacientes na porta de entrada da unidade.

Até o mês de abril de 2022, a equipe do Pronto-Socorro realizou mensalmente, cerca de 3.230 atendimentos ambulatoriais (consultório adulto), totalizando até abril 12.920 atendimentos. Atendeu no total 1.417 pacientes na Sala de Emergência Clínica, e realizou 1.924 cirurgias.

O Pronto-Socorro preza pela transparência e respeito a todos os pacientes e comunidade e continuará prestando todos os esclarecimentos necessários, para demonstrar a lisura na condução de suas atividades.

Por fim, orientamos quanto a nossa finalidade em atender os casos de Urgência e Emergência e enfatizamos o nosso compromisso com a saúde pública do estado do Acre.

Maria Auxiliadora Vitorino de Souza
Gerente Geral do Hospital Geral de Clínicas de Rio Branco