Saúde na Escola leva palestras de prevenção às cáries para as crianças da escola Luiza Batista

O projeto Saúde na Escola levou palestras de prevenção às cáries para as crianças da escola Luiza Batista de Souza, em Rio Branco. A ação ocorreu nesta quinta, 23, e atendeu cerca de 300 alunos matriculados no turno da manhã.

Palestra de prevenção para turma do segundo. Foto: Dayana Soares

As dentistas da Divisão de Assistência Estudantil e Saúde da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) visitaram todas as turmas e ministraram as palestras. Cada estudante aprendeu a sobre a importância da escovação, além de aprender o modo correto de como se deve escovar os dentes e os perigos das cáries.

Odontóloga Chelda Vasconcelo durante palestra. Foto: Dayana Soares

A dentista Chelda Vasconcelos explica que esta já é a décima escola atendida pela equipe este ano e que as visitas continuam nas demais unidades de Rio Branco ao longo de 2022. “Nós atuamos na prevenção, para que a criança entenda o processo da cárie e os benefícios da escovação, para que ela seja responsável pela saúde da sua cavidade bucal”, explica.

Odontóloga ensina técnica de escovação. Foto: Dayana Soares

Durante a visita, cada aluno recebe uma escova dental. A coordenadora de ensino da Luiza Batista, Francicândida da Costa, conta que esse tipo de atividade sempre foi comum dentro da unidade escolar, mas que devido a pandemia, essas atividades que exigem a presença dos alunos, haviam parado. “É um momento de ensinar as crianças para que elas possam fazer corretamente a higiene bucal, porque nem todas têm essa instrução em casa”, comenta.

Sobre o Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola é desenvolvido pela Divisão de Assistência Estudantil e Saúde da SEE. Toda semana, as equipes vão até as escolas que solicitam o serviço, para trabalhar em várias frentes de prevenção e atendimento aos estudantes. Além da área de odontologia, o Saúde na Escola também oferece oficinas e palestras sobre tabagismo, prevenção à covid-19, higiene corporal, entre outras, ministradas pela equipe médica da secretaria.

Estudantes da escola Luiza Batista com odontóloga. Foto: Dayana Soares

Também são oferecidos serviços de acompanhamento e consultas médicas. A chefe da divisão responsável, Silvana de Queiroz, explica também que agora, com a volta das atividades presenciais nas escolas, voltam agora também as ações do Programa Olhar Digital que oferece atendimento oftalmológico e óculos aos estudantes que necessitam. “Nós trabalhamos com as solicitações demandadas pelas escolas, então toda a semana nossas equipes entram em ação”, explica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter