Nota de Esclarecimento – Sobre a ocorrência no Preventório

Nota Oficial

O governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, lamenta profundamente e se consterna com os familiares do incidente ocorrido no bairro Preventório na última terça-feira, 15, que culminou com a morte de uma criança.

A princípio, havia um confronto entre organizações criminosas rivais. Em seguida, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) interveio. Na mesma ação, outras duas pessoas morreram e um policial ficou ferido. Três indivíduos foram presos em flagrante e encaminhados ao Poder Judiciário. Parte do bando armado se evadiu.

A Polícia Militar do Acre pauta suas ações por princípios internacionais de uso diferenciado da força e adota como doutrina a utilização de armas de fogo como último recurso, sempre baseada na legalidade, na proporcionalidade e na necessidade.

Todas as armas apreendidas com os envolvidos no confronto, bem como as dos policiais que atuaram na ação, estão sendo submetidas a exame pericial. Somente após trabalho meticuloso de confronto balístico será possível indicar a autoria dos tiros que alvejaram os envolvidos.

Procedimentos investigativos foram instaurados pelas polícias Civil e Militar para a apuração dos fatos e a consequente identificação da autoria.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública reafirma o compromisso com a defesa da sociedade, renova a confiança na atuação das forças policiais e ratifica sua missão no enfrentamento à violência e à criminalidade.

Rio Branco/AC, 17 de maio de 2018

Vanderlei Scherer Thomas
Secretário de Segurança

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter