O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Saúde do Estado do Acre, esclarece sobre o fato ocorrido na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, na noite desta quarta-feira, 7.
Houve um princípio de incêndio na usina de oxigênio da Maternidade, que imediatamente foi controlado pela equipe de manutenção e Corpo de Bombeiros. Ao mesmo tempo, como medida de prevenção, as crianças internadas foram transferidas de forma segura e com os devidos equipamentos e acompanhamento médico.
Vinte e cinco crianças foram levadas para outras unidades hospitalares por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel (Samu): 18 crianças, que estavam internadas nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) e de Tratamento Intensivo (UTI), foram levadas para a UTI do Hospital Santa Juliana; outras cinco crianças foram encaminhadas para a UTI do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB); e duas crianças para uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
A direção da Maternidade esclarece que a situação de saúde das crianças não foi prejudicada pelo incidente. Todas estão com o quadro de saúde estável.
O governador do Estado, Tião Viana, esteve na Maternidade, onde visitou a área interditada, e também no Hospital Santa Juliana. Ele se solidarizou com as famílias das crianças, agradecendo também aos voluntários que ajudaram no episódio.
A direção da Maternidade acionou a área competente para que uma perícia seja feita no local e as devidas providências sejam tomadas. A empresa de manutenção da usina de oxigênio também foi acionada para resolver o problema, garantindo que o local volte ao seu total funcionamento o mais breve possível.
O Governo do Estado lamenta o incidente e reitera o compromisso de continuar trabalhando pelo melhoramento permanente na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população do Acre.
Suely Melo
Secretária de Estado de Saúde