abav expo 2023

No Rio de Janeiro, comitiva acreana estreia na maior feira de turismo da América Latina

Uma comitiva composta por empreendedores do turismo de base comunitária e de diversos segmentos econômicos do Acre estreou na maior feira de turismo da América Latina, a Abav Expo 23, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Turismo.

Com apresentações artísticas e falas de representantes do turismo de todo o Brasil, a abertura da feira foi realizada no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira, 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Turismólogo.

Abertura da Abav Expo 2023 foi realizada na manhã desta quarta-feira, 27, no Rio de Janeiro. Foto: Neto Lucena/Secom

Participam do evento 16 acreanos apresentando a culinária, as rotas e riquezas naturais e culturais do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Sete) e do Programa REDD+ Early Movers (REM) – Fase II, que incentiva o empreendedorismo de base comunitária no estado. A exposição se estende até sexta-feira, 29.

Diversos segmentos e empreendedores do turismo de base comunitária do Acre participam da 50ª edição da Abav Expo. Foto: Neto Lucena/Secom

O gestor da Sete lembra a importância de atender e fomentar o turismo e todos os trabalhadores da área, incluindo a atenção na relação entre os empreendedores e operadores: “A participação do Estado e do programa REM é fundamental para o Acre e tem atendido a população com recursos e projetos para a comunidade que trabalha com o turismo, a exemplo do Croa e Serra do Divisor”.

Marcelo Messias menciona o importante apoio do Estado e do programa REM para o turismo de base comunitária no Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

Na abertura do evento, a presidente da Abav, Magda Nassar, falou sobre a história da associação e do turismo no Brasil, o papel dos operadores e das agentes mulheres no setor, e a capacidade de crescimento e fortalecimento da área em todo o Brasil. “Chegamos muito longe, mas imagine o que será possível daqui a algumas décadas. Não estamos mais divididos, mas unidos por nós mesmos. Vamos nos encantar com esse Brasil”, convidou.

Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional: “Não estamos mais divididos, mas unidos por nós mesmos”. Foto: Neto Lucena/Secom

Comitiva acreana

Com experiência única e inovadora, a comitiva acreana está representada por agentes do turismo de base comunitária do Parque Nacional Serra do Divisor, Comunidade Croa e representantes dos povos Puyanawa e Yawanawa.

“O desafio é grande, mas é muito prazeroso a gente saber que o Acre pode sim ser atrativo turístico, que se pode levar muitos brasileiros e estrangeiros para o nosso estado e desenvolver a economia nesse segmento”, ressaltou a diretora de Turismo da Sete, Sirlânia Venturin.

Sirlânia Venturin é diretora de Turismo da Sete. Foto: Neto Lucena/Secom

Na exposição, são realizadas rodadas de negócios e apresentação de projetos inovadores com gestores e equipes da Sete, do Programa REM, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e agência Cidade Publicidade, apresentando comunidades locais em 360º, com óculos 3D.

Ainda, com demonstração da culinária local, o estande do Acre apresenta produtos das cooperativas Cooperacre e Coopfarinha e os empreendimentos Miragina, Florisa Vinhos da Amazônia, Cachaça Acreaninha, Artesanato Novo Crochê, Café Náuas, Farofa Gourmet e Casa do Artesão.

A Abav Expo 2023

A abertura da 50ª edição da Abav Expo apresentou oportunidades, discutiu a importância dos operadores do turismo e o fomento ao turismo brasileiro. A feira conta com expositores de todos os estados do Brasil, de países vizinhos e de outros continentes. São esperadas mais de 60 apresentações de expositores durante a feira.