No Juruá, Programa de Aquisição de Alimentos beneficia produtores rurais, unidades hospitalares e entidades sem fins lucrativos

Lançado nesta terça-feira, 6, em Cruzeiro do Sul, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fruto da boa relação entre os governos do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), e o federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social, beneficia com renda extra o homem do campo, como é o caso do Fabrício Costa, morador do Ramal do Ferrugem, localizado na zona rural de Cruzeiro do Sul.

Além do Fabrício, outros 37 produtores foram beneficiados com o PAA. Foto: Marcos Santos/Secom

O agricultor relata que o faturamento oriundo da comercialização de verduras e hortaliças de sua propriedade para o Estado vai ajudar na quitação de dívidas e no sustento da família. “O “dinheirinho” chegou na hora certa. Estou voltando para casa muito feliz”, relatou Fabrício.

Após a aquisição, o Estado repassa os alimentos a entidades sem fins lucrativos e unidades hospitalares, beneficiando diretamente milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vinte e uma entidades sem fins lucrativos da região serão contempladas. Foto: Marcos Santos/Secom

A representante da Comunidade Católica Shalom, Aline Pinto, testemunhou sobre a diferença que a doação de alimentos fará para mais de 20 famílias moradoras de regiões periféricas de Cruzeiro do Sul, que são assistidas pelo programa social Espaço da Paz, que é uma iniciativa da entidade. “Ajuda essencial de um governo que tem sido um parceiro na missão de evangelizar o próximo. Além dessas famílias, o subsídio também chega aos nossos missionários”, proferiu Aline.

Pacientes do SUS também são beneficiados com os alimentos repassados pelo Estado às unidades de Saúde. Foto: Marcos Santos/Secom

Na Maternidade do Juruá, a doação de frutas, verduras e hortaliças torna mais saudável a alimentação dos pacientes e servidores. “As cerca de 300 marmitas preparadas pela Maternidade todos os dias ganham mais valor nutritivo”, avalia o gerente administrativo da unidade, Raudinei Queiroz.

Ao todo, o convênio destinou cerca de R$ 3,8 milhões para o Acre. O investimento nos produtos de Cruzeiro do Sul gira em torno de R$ 228 mil, para a aquisição e distribuição equitativa dos alimentos até meados de junho, mês em que se encerra a primeira fase do PAA.

Governo do Estado lançou o PAA nesta terça-feira, 6, em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

“O trabalho em conjunto possibilita o fortalecimento da agricultura familiar. O PAA é um exemplo da presença efetiva do Estado na vida das pessoas e uma demonstração do compromisso do governo Gladson Cameli em fortalecer a iniciativa”, ratifica Marcos Pereira, chefe do escritório da Seagri em Cruzeiro do Sul.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter