Governo e Fieac entregam revitalização da brinquedoteca da Unacon para promover bem-estar de crianças em tratamento médico

Ter um espaço humanizado facilita o engajamento de crianças em tratamento de saúde. Elas se sentem mais estimuladas a ir e a frequentar os hospitais onde devem ser cuidadas. Do mesmo modo, os profissionais de saúde ficam mais motivados nesses ambientes de trabalho. Com esse intuito, o governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Federação das Indústrias do Acre (Fieac), entregou nesta terça-feira, 6, a reforma da brinquedoteca da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), no Hospital de Câncer do Acre.

Reforma da brinquedoteca da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), no Hospital de Câncer do Acre. Foto: Odair Leal/Sesacre

Mensalmente uma média de 35 crianças passam pela sala infantil de quimioterapia, para receberem seu tratamento. Diariamente, cerca de cinco a seis crianças recebem medicação e acompanhamento no espaço, que foi preparado com pinturas coloridas, novos móveis, brinquedos, armários, livros, mesas e cadeiras para recebê-las junto de seus familiares.

Jamilia Chaves paciente oncológica da Unacon. Foto: Odair Leal/Sesacre

Jamila Chaves, uma jovem de 12 anos que tem enfrentado o tratamento no Hospital do Câncer do Acre  já há dois anos, compartilhou sua experiência positiva no novo espaço: “Eu sempre aproveito o espaço da brinquedoteca para ler e brincar, gosto das janelas de vidro, pois consigo ver o dia e gostei muito da reforma”, pontuou.

Mobiliário, pintura e móveis da brinquedoteca, Sarah Felício. Foto: Odair Leal/Sesacre

O nome da brinquedoteca, batizada de Sarah Assis Felício, foi escolhido como forma de homenagear a empresária falecida em 2011 e por sua reconhecida contribuição ao hospital. Em sua memória, a Indústria Acreana uniu-se para construir o espaço.

Empresário e irmão da homenageada Sarah Felício, José Luiz Felício. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Era uma pessoa muito amada e os últimos anos da vida dela foram passados boa parte neste hospital. É gratificante podermos realizar essa reforma e ver tantas pessoas ajudando. O resultado está excelente”, disse o empresário e irmão da homenageada, José Luiz Felício.

Secretário de Estado de Saúde Pedro Pascoal e o secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seitc), Assurbanípal Barbary Mesquita, que participou do evento. Foto: Odair Leal/Sesacre

O Secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, ressaltou a importância da iniciativa, afirmando: “Para nós é uma celebração termos esse espaço revitalizado com a ajuda da Fieac. Quero destacar todo apoio dos empresários e do grupo Mulheres da Indústria que se dispuseram a proporcionar um ambiente humanizado e acolhedor para as crianças em tratamento, contribuindo para sua recuperação”, ressaltou.

Parte do recurso da revitalização foi proveniente dos chás beneficentes, promovidos pelo grupo Mulheres da Indústria. Foto: Odair Leal/Sesacre

Além da contribuição dos sindicatos, empresários da Fieac, parte do recurso também foi proveniente dos chás beneficentes, promovidos pelo grupo Mulheres da Indústria, formado por mulheres empresárias, esposas de empresários e trabalhadores da indústria e parceiras que juntas desenvolvem ações sociais e priorizaram a ala infantil da Unacon.

Presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, com empresários e representantes do grupo Mulheres da Indústria. Foto: Odair Leal/Sesacre

O presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, expressou seu orgulho pelo trabalho desenvolvido, enaltecendo a dedicação da Fieac e das Mulheres da Indústria na realização dessa revitalização. “Estamos honrados em contribuir para esta reforma da brinquedoteca da Unacon. Essa parceria reforça nosso compromisso com nossa sociedade e demonstra a importância de unir esforços para proporcionar um ambiente mais acolhedor e humanizado para as crianças em tratamento médico.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter