No Juruá, professores concluem curso sobre Altas Habilidades e Superdotação

O Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão (Napi) de Cruzeiro do Sul certificou os 70 profissionais que concluíram o curso com foco na identificação de estudantes com altas habilidades e superdotação oferecidos pelo órgão.

A formação durou três semanas e teve como objetivo habilitar profissionais para trabalhar com estudantes que possuem essas características.

“Na prática, os cursistas puderam aprender como identificar alunos com altas habilidades e superdotação, quem são esses estudantes e como trabalhar com esses alunos”, explica a coordenadora do Napi, Darci Martins.

A capacitação foi ministrada pelas próprias servidoras do Napi, que já trabalham com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na região. Os cursistas eram em sua maioria professores da rede pública de ensino.

Para Clécida Mara, o curso trouxe muitas surpresas. Além de aprender a identificar os estudantes com altas habilidades, ela foi descoberta com talento acima da média para a arte de desenho.

“Para mim foi uma experiência única, porque vim para aprender a identificar talentos e fui identificada. Se na minha época tivesse isso, hoje eu poderia ter desenvolvido e me tornado uma arquiteta, uma designer, algo nessa área”, ressalta Clécida.

Clécida Mara foi descoberta com altas habilidades para a arte (Foto: Mágila Campos/See)

O curso teve a duração de 80 horas e a certificação foi realizada no Centro de Referência em Inovações para Educação (Crie) em Cruzeiro do Sul, dia 16 deste mês.

Ensino especial 

O Napi é uma instituição que pertence à Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e atua na área de ensino especial em Cruzeiro do Sul desde 2006.

O gestor da SEE, Marco Brandão, lembrou: “O Napi tem papel fundamental na área do ensino especial do Vale do Juruá e desde que começou atuar já foram atendidos pelo órgão mais de cinco mil pessoas”.

Charles Cavalcante, coordenador do núcleo da SEE na cidade, lembrou que o Napi é um setor que atende não só a população de Cruzeiro do Sul, como também de Mâncio Lima, Rodrigues Alves e os outros municípios do Vale do Juruá.

“Este órgão é importantíssimo para a nossa educação, porque é o único setor de formação nessa área de inclusão. O Napi trabalha com formação e também acompanhamento dos profissionais do atendimento educacional especializado da rede”, destacou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter