Centro de Línguas certifica mais de 100 novos alunos de Cruzeiro do Sul

Em espanhol, a estudante Bárbara Ferreira fez seu discurso de formatura e agradeceu ao governo do Estado por possibilitar que ela e os outros formandos pudessem fazer um curso de língua estrangeira de forma gratuita.

“Me gustaria saludar y agradecer al Gobierno del Estado por el empeño em mantener vivo este proyecto tan innovador y único, que nos posibilita esta gran oportunidad de aprender y estudiar una lengua extranjera gratuitamente.”

O discurso foi feito durante a colação de grau dos 103 alunos dos cursos de inglês e espanhol de Cruzeiro do Sul. Os estudantes cursaram as línguas estrangeiras no Núcleo de Estudo de Língua (NEL) da região.

O NEL é um dos setores do Centro de Estudo de Línguas (CEL), órgão público vinculado à Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) que oferece ensino de idiomas para a população acreana da capital e do interior.

Bárbara fez o discurso em espanhol em nome da turma (Foto: Mágila Campos)

No Juruá, o núcleo funciona desde 2012 e já atendeu 3.963 alunos. No primeiro semestre deste ano, o estabelecimento registrou mais de 400 matrículas, divididas nos cursos de inglês e espanhol.

Na solenidade de certificação, o secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão, congratulou os formandos. “No mundo globalizado, falar uma língua estrangeira é romper as barreiras geográficas e, sobretudo, de comunicação. Ao se comunicarem em outro idioma, vocês estão extrapolando as fronteiras, deixando de ser cruzeirenses para se tornarem cidadãos do mundo”, ressalta.

Formatura das turmas de 2018 foi realizada no Crie (Foto: Mágila Campos)

A certificação foi realizada dia 16 deste mês, no Centro de Referência em Inovações para Educação (Crie), local onde funciona o NEL. A coordenadora do núcleo na cidade lembrou que essa é uma oportunidade que os estudantes têm para mudar de vida.

“Ter um curso de idiomas no currículo é um diferencial na vida de qualquer pessoa. Hoje, esses estudantes estão celebrando uma conquista que só foi possível porque o Estado se preocupa com a formação da nossa população, e isso é grandioso”, destaca Danielle Ibernom.

O coordenador do núcleo da SEE na cidade, Charles Cavalcante, destacou que o NEL é um espaço que a sociedade do Juruá tem para aprender novos idiomas de forma totalmente gratuita e de qualidade.

“Sabemos que fazer um curso de língua estrangeira é muito caro, e aqui a comunidade tem a oportunidade de se qualificar com profissionais capacitados um diferencial: sem pagar nada”, frisa.

Na última segunda feira, 21, em Rio Branco, o governo do Estado formou outros 941 alunos do Centro de Estudo de Línguas (CEL), na capital. Desde a criação do Centro, mais de 52 mil pessoas já foram atendidas.

Leia também: Com ensino de qualidade e público, governo forma mais de 52 mil alunos em outros idiomas

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter