Melhorar a trafegabilidade do homem do campo e da população urbana das cidades acreanas tem sido ação prioritária da gestão estadual. No Vale do Juruá, apesar das condições adversas impostas pelo chuvoso inverno amazônico, serviços paliativos executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre) garantem o direito de ir e vir da população com mais segurança.
As ações também fortalecem a economia local, possibilitando o escoamento da produção de ramais, vilas e comunidades.
“Trabalhamos para servir a população. Somos um governo que não olha para cores partidárias e continua de mãos dadas com povo, melhorando a vida de quem precisa”, enfatiza José Amaury Barbosa, gerente local do Deracre.
Uma frente de trabalho atua na recuperação de estradas vicinais dos ramais Dois, Carneiro, Cinco, Lua Clara e Manoelzinho, todos situados no Projeto Santa Luzia, na BR-364. A outra realiza serviço de tapa-buraco na AC-405 e recapeamento asfáltico de trecho da AC-407. São duas rodovias importantes que interligam as cidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, propiciando a ampliação e desenvolvimento do comércio local.
Além disso, a administração estadual vem garantindo acesso às terras indígenas dos povos Puyanawa, em Mâncio Lima, e Katukina, na BR-364.
As medidas são uma demonstração da efetiva presença do Estado na vida de milhares acreanos.
Obra de duplicação da AC-405 será retomada em maio
Um dos maiores e mais significativos investimentos do governo do Estado, a duplicação da AC-405, em Cruzeiro do Sul, seguirá avançando.
Orçada em R$ 36 milhões, a obra, que liga o aeroporto internacional do município ao bairro da Cohab, recebe os serviços de alargamento, acostamento, paisagismo e movimentação de rede elétrica, além da construção de um canteiro central e do afastamento das unidades habitacionais localizadas no trecho onde são realizados os trabalhos.
“Há um planejamento para se retomar os trabalhos de duplicação na AC-405 no início do mês de maio. Não vamos medir esforços para entregar, muito em breve, esse presente aos acreanos”, afirmou José Amaury Barbosa.