oportunidade

Ambiente de negócios no Acre é tema de palestra no Business Day Rondônia

No segundo dia do Business Day Rondônia, encontro empresarial de importação e exportação que está sendo realizado em Porto Velho, o titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita, palestrou sobre o ambiente de negócios no Acre.

“Hoje nós somos o começo do Brasil. É o olhar que devemos ter e ver como oportunidade de exportação para outros países e estados”, destaca.

Mesquita aborda as potencialidades econômicas do Acre. Foto: Pedro Devani/Secom

Sobre novas oportunidades de negócios, o gestor mencionou a mudança na lei da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), que viabiliza caminhos para criação de novos empreendimentos no estado, com redução e isenção de impostos, de acordo com as leis específicas.

“Estamos buscando atrair novos mercados. A paisagem está mudando, já temos expansão na área agrícola, com a produção de soja e milho, que nos últimos três anos tem tido grande expansão, e precisamos estimular cada vez mais essas cadeias produtivas”, explica o secretário.

Sobre a meta de crescimento para o Acre, Mesquita afirma: “Nossa visão de futuro prevê a criação de um mercado de exportação pelo Pacífico, com relação comerciais fortalecidas com o Peru e a Bolívia”.

A segunda palestra desta quinta-feira, 28, foi sobre geopolítica, intitulada As Saídas da Crise nas Rotas Geoeconômicas para o Oceano Pacífico, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Acre e pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Cristovão Ribeiro.

O encontro de importação e exportação  transcorre entre os dias 27 e 29, quarta-feira a sexta-feira, e reúne representantes do Brasil, Peru, Bolívia, China e Estados Unidos.