situação educacional

No Juruá, governo realiza abertura do Censo Escolar de 2023

A atual gestão governamental entende que a educação é o principal instrumento de formação para uma consciência crítica e política, e busca, por intermédio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), fornecer subsídios e aplicar recursos para ampliar e melhorar a educação no Acre, onde já  foram investidos mais de R$ 165 milhões, em entregas de kits e equipamentos escolares.

Solenidade de abertura do Censo Escolar estadual no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

Por isso, realizou na manhã desta terça-feira, 6, a abertura do Censo Escolar estadual no Teatro dos Náuas. Na ocasião, estiveram presentes secretários municipais e estaduais, o Poder Legislativo e a vice-governadora Mailza.

O Censo Escolar tem como objetivo a identificação do quadro da educação no estado, mediante a coleta de informações junto às escolas.

“A compreensão da situação educacional ocorre por intermédio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação em nosso estado para que possamos garantir políticas públicas de fomento à educação”, destacou a vice-governadora Mailza.

Ao final da coleta de dados, pode-se ter uma visão e compreender a situação educacional. A partir disso, é possível verificar questões importantes como a efetividade das políticas públicas, por exemplo. 

Abertura do Censo Escolar foi realizada nesta terça-feira no Teatro dos Náuas. Foto: Marcos Santos/Secom

“Obter um retrato fidedigno da educação acreana e desenhar novas diretrizes a fim de melhorá-la não é tarefa fácil, mas a criação e a implementação do Censo Escolar tem se mostrado efetiva rumo à educação de qualidade”, pontuou Aberson Carvalho, secretário de Educação.

Com as estatísticas em mãos, é possível distribuir os recursos entre as instituições da melhor maneira e prestar auxílio às que necessitam de mais fundos. Livros, merendas, transportes estudantis, adaptação para alunos portadores de deficiência e até a criação de novos centros são oriundos do Censo Escolar”, destacou o coordenador estadual do Censo Escolar, Jelsoni Calixto.