no sábado

No Dia Nacional da Vacinação, Estado realizará ação na Cidade do Povo

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizará no sábado, 16, Dia Nacional da Vacinação, uma ação na Cidade do Povo, em Rio Branco, que irá disponibilizar imunizantes contra a Covid-19, influenza e vacinas de rotina para crianças, adultos e adolescentes.

Vacinas de rotina ofertadas durante a ação oportunizarão a atualização da carteira de vacinação das crianças. Foto: Odair Leal/Secom

A vacina contra a Covid-19 será disponibilizada ao público maior de 12 anos, enquanto os imunizantes de rotina são para as crianças a partir de 2 anos. Já a vacina contra a influenza está disponível para o público em geral.

Os interessados devem apresentar documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS. Além disso, os menores de idade devem estar acompanhados de responsável. Quem vai em busca da segunda dose ou terceira dose contra a Covid-19 precisa levar também a carteira de vacinação.

A vacinação ocorrerá das 8h às 13h, na Escola Cívico-Militar Wilson Barbosa, e objetiva imunizar a população daquela localidade contra a Covid-19 e outras doenças que oferecem risco à vida.

“Estamos realizando inúmeras ações de imunização para que a nossa população fique protegida contra as doenças. O governador Gladson Cameli não mede esforços para cuidar da saúde dos acreanos. Mas precisamos que as pessoas procurem os postos, busquem receber as suas doses vacinas”, destacou a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano.

De acordo com dados da última quarta-feira, 13, os municípios acreanos com maior percentual de vacinados com as duas doses são: Santa Rosa do Purus com 96,1% e Assis Brasil com 95,9% e Manoel Urbano com 95,5%. Em Rio Branco esse percentual atinge 78,9% e na maioria dos demais a média oscila entre 70% e 87%.

Ainda, os que continuam com os menores percentuais são Capixaba com 56,3% e Rodrigues Alves com 66,4%, demandando da coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI), uma série de ações pontuais e contínuas, principalmente em caráter de conscientização sobre a importância de se vacinar com as duas doses.