campanha

No Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul inicia mês de atividades

Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, iniciou nesta quarta-feira, 14, uma campanha de doação de sangue.

Samma Maryssa Oliveira, gerente administrativa do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul. Foto: Diego Silva/Secom

“O objetivo desse evento é captar e efetivar doadores, visto que no nosso cadastro temos cerca de cinco mil pessoas, mas não são permanentes. A intenção dessa programação é realmente divulgar, cada vez mais, a doação de sangue e trazer essas pessoas para a nossa unidade. Nós precisamos de doadores efetivos”, explicou Samma Maryssa Oliveira, gerente administrativa do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul.

Além de atender o município cruzeirense, a unidade abastece todo o Vale do Juruá, Guajará (AM) e, em algumas vezes, a capital acreana, Rio Branco.

Ainda de acordo com Samma Maryssa, há doadores de toda a regional que estão sendo captados graças ao veículo entregue pelo governador Gladson Cameli à unidade. “Às vezes, quando o doador mora longe, nós conseguimos disponibilizar o carro para ir buscá-lo. Foi um presente para Cruzeiro do Sul”, disse.

Guilherme Barreto, de 19 anos, estudante de Direito, doou sangue pela primeira vez. Foto: Diego Silva/Secom

Guilherme Barreto, de 19 anos, esteve na unidade doando pela primeira vez por meio de um trote solidário da Atlética Soberana do curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac) – Campus Floresta. Para ele, é muito gratificante poder ajudar outras pessoas. “É uma coisa simples, que não demora, e vai ser muito importante”, destacou.

José Azevedo, de 45 anos, doa sangue pela primeira vez. Foto: Diego Silva/Secom

O senhor José Azevedo, de 45 anos, também doou sangue pela primeira vez. Segundo ele, toda a sua família é doadora e o influenciou a tal gesto. “A família me pressionou a vir, mas é mesmo uma sensação muito boa poder ajudar o próximo”, disse.

 Quem pode doar

É necessário que o doador tenha dormido bem na noite anterior, esteja em boas condições de saúde, bem alimentado, não tenha ingerido bebida alcoólica, tenha entre 16 e 69 anos de idade, pese mais de 50kg, e apresente um documento com foto.

Onde doar

As doações podem ser feitas no Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.