“Há dois anos e meio, quando Pablo entrou para a Educação Especial, minha vida mudou completamente. Mudou para melhor. E ele, já caminha para total independência na vida”. O relato é da tia do pequeno Pablo Henrique Ferreira, de apenas oito anos, que possui o transtorno do espectro autista. Para Francinete Ferreira, que cuida do sobrinho, o desenvolvimento do garoto não seria possível, não fosse o amparo da escola, com seus mediadores e auxiliares, e do Centro de Ensino Especial Dom Bosco.
Pablo e Francinete participaram do Workshop realizado na tarde desta segunda feira, 2, no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE), em comemoração ao Dia Mundial do Autismo. O evento promoveu debates baseados no tema “Os Desafios na Construção das Acessibilidades Curriculares para o Aluno com Autismo”. Estiveram à frente coordenadores do ensino especial no estado e a Associação dos Amigos e Pais dos Autistas do Acre (AMPAC).
Objetos utilizados nas Salas de Recursos Multifuncionais das escolas da rede pública chamavam a atenção durante o Workshop. Coloridos, didáticos e estimulantes, uma pequena amostra dos materiais pedagógicos fez entender a importância da caracterização visual no meio escolar para o aluno autista, como Pablo, que estuda na escola estadual Maria Angélica de Castro e apresenta, segundo a tia, desenvolvimento significativo, inclusive na fala.
“Todos os recursos usados para apoiar a aprendizagem da criança autista passam por um processo de adaptação. Isso facilita o modo de ensinar e de obtermos o entendimento desses estudantes com igualdade. Para dar certo, a equipe da escola – coordenação pedagógica, professores, mediadores e auxiliares – precisam trabalhar unidos, em busca de um mesmo objetivo: ensinar com qualidade”, disse a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola José Sales de Araújo, Juceli Lira. Somente nesta instituição, 13 alunos autistas freqüentam as aulas.
A coordenadora da Educação Especial no Acre, Úrsula Maia, explica que “estas salas realizam o Atendimento Educacional Especializado e possuem como principal objetivo identificar, elaborar e organizar os recursos pedagógicos para incentivar a participação dos alunos, considerando as necessidades específicas de cada um”.
Houve, ainda, a palestra “Alterações clínicas da pessoa com autismo”, ministrada pelo médico da saúde da família e comunidade, Dr. Marcelus Negreiros, com mediação da professora Giselle Morais. O debate “As contribuições do Atendimento Educacional Especializado para a aprendizagem do aluno autista” foi mediado pela professora Ana Flávia Nobre.
Autismo no âmbito escolar
Em 2008, quando surgiram as Salas de Recursos Multifuncionais no Acre, existiam apenas dez unidades desses espaços. Hoje, são 334 salas divididas nos 22 municípios, cumprindo o decreto nº 6.094/2007, que estipula a garantia do acesso e da permanência na rede pública de ensino.
O Autismo pertence ao grupo dos Transtornos Funcionais Específicos e é conhecido também como Transtornos de Espectro Autista – TEA. O dia mundial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, como forma de conscientizar a sociedade e os governantes.