Programa Quero Ler forma as primeiras turmas em Assis Brasil

Dando continuidade ao desafio de erradicar o analfabetismo no Acre entre jovens e adultos além da idade escolar, o governador Tião Viana participou na manhã desta segunda-feira, 2, da formatura da primeira turma do programa Quero Ler de Assis Brasil.

Mais 135 pessoas se formaram por meio do Quero Ler em Assis Brasil. Em todo o Acre, já são 49 mil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O momento especial reuniu 135 pessoas, a maioria da zona rural do município, que aceitaram entrar numa sala de aula e finalmente aprender a ler e escrever. Essas pessoas se somam às outras 49 mil em todo o estado que já foram beneficiadas pelo programa.

Criado por Tião Viana em sua segunda gestão, o Quero Ler tem a meta de chegar a 60 mil alunos alfabetizados até o fim de 2018.

“Vamos fazer e proclamar o fim do analfabetismo no Acre. Vamos poder dizer que o Acre é o primeiro estado do Brasil que ficou livre do analfabetismo. É uma dívida histórica com a nossa população que iremos pagar”, conta o governador.

Histórias de superação

Com 47 anos, a alfabetização de Sérgio Pereira já lhe garantiu a realização de um sonho: tirar a carteira de motorista (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Aos 47 anos, o produtor rural Sérgio Pereira Lima divide o tempo entre cuidar de sua propriedade e vender pipoca na principal praça de Assis Brasil. Indagado uma vez se queria aprender a ler e escrever, ele aceitou de imediato. Hoje formado, comemora ainda a realização de um sonho: tirar a carteira de habilitação, algo que só foi possível após se alfabetizar.

“A experiência que eu tive com o Quero Ler foi um ganho de uma riqueza imensa que não dá nem pra explicar. Eu tenho uma colônia, queria aprender a dirigir pra ficar indo e vindo pra lá, mas não tinha como. Aí quando eu recebi o convite de estudar, enquanto vendia pipoca na rua, eu respondi que queria na hora, que estava atrás disso há muito tempo e só queria uma oportunidade. E a oportunidade chegou”, revela o senhor.

Outro formando, Raimundo Feliciano, de 57 anos, deu um depoimento emocionado de como o Quero Ler mudou sua vida: “Aquilo pra mim foi um sonho muito grande onde eu desenvolvi a minha vida. Eu tinha muita vergonha de sair na cidade e não saber nem identificar um banheiro, se era feminino ou masculino. Hoje eu não tenho mais vergonha, porque agora eu sei ler e escrever e garanto que estou muito feliz, porque estou no meu rumo certo”.

Prefeitura apoia

“Esse programa Quero Ler é uma ação de muita felicidade do governador Tião Viana, porque a educação é a única forma que tem de escolher a vida que você quer levar”, conta o prefeito de Assis Brasil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Quero Ler é executado desde o último ano pelo governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), com um investimento de R$ 42 milhões com apoio do Banco Mundial. O programa é feito com base nas Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos, com foco na continuidade no sistema de ensino.

O prefeito de Assis Brasil, Antonio Barbosa, o Zum, esteve presente no evento e agradeceu ao governador Tião Viana pelos investimentos no município, principalmente pela transformação do Quero Ler.

“É uma coisa que mexe comigo quando eu vejo a educação avançando. Esse programa Quero Ler é uma ação de muita felicidade do governador Tião Viana, porque a educação é a única forma que tem de escolher a vida que você quer levar. E minha gestão está disponível por mais parcerias com o governo do Estado pelo benefício da nossa população”, revela o prefeito.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter