Não dá pra vacilar. Tem que vacinar

Dia D da campanha contra a poliomielite será neste sábado

 

vacina_foto_sergio_vale.jpg

Campanha é destinada a crianças de até 5 anos de idade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Dia D contra a paralisia infantil será nesta sábado. Todas as crianças de até cinco anos devem ser levadas aos postos de saúde ou pontos móveis de vacinação. Essa é a primeira fase da campanha nacional de imunização contra a poliomielite, e a expectativa da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar 78.653 crianças, o que corresponde a 95% da população com menos de cinco anos no Acre.

Basta que os pais deixem de vacinar uma vez para que as chances de contrair a doença aumentem. De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é causada e transmitida por um vírus que entra no organismo via oral, que na maioria das vezes faz com que a criança adquira sérias lesões que afetam o sistema nervoso.

Além do esquema básico – as três doses de rotina -, a criança de até cinco anos de idade tem de tomar todos os anos as duas doses da campanha. A segunda etapa da campanha nacional acontece no dia 22 de agosto.

No Acre foram distribuídas mais de 95 mil doses. A campanha na zona rural começou a ser realizada há alguns dias para garantir maior cobertura vacinal. São quase dois mil profissionais, 25 embarcações, 128 veículos e 378 postos fixos e móveis.

Os responsáveis devem levar a carteira de vacinação para atualizar as possíveis imunizações atrasadas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest