No Connepi, Lula fala sobre a evolução da educação brasileira

Lula fala sobre a evolução da educação brasileira, no 10º Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Lula fala sobre a evolução da educação brasileira no 10º Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A primeira grande inovação que fizemos em 2003, no início do meu governo, ocorreu em um dia em que estávamos discutindo o orçamento da Educação, e alguns ministros sugeriram cortes. A primeira inovação que fizemos para evitar que algum ministro continuasse a tratar o orçamento da educação como gasto foi dizer que a partir daquele instante estava proibido usar a palavra gasto quando se tratasse de educação e investimento em ciência e tecnologia no país”, recorda.

Com essa pequena memória do início de sua primeira gestão na Presidência da República foi que Lula começou a falar sobre a evolução da educação brasileira, para quase duas mil pessoas que prestigiaram o primeiro dia do 10º Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), organizado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), na segunda-feira, 30.

“Não há investimentos que tragam mais retorno para uma nação do que os investimentos em educação. Nesses 12 anos, nos governo Lula e Dilma Rousseff, nós construímos 562 escolas técnicas no país. Isso porque sempre acreditamos que a educação levaria esta nação a dar um salto de qualidade, ter mais produtividade e ganhar nas disputas tecnológicas com outros países”, reforçou o ex-presidente.

“Essa geração está tendo uma chance na educação brasileira que muitas gerações não tiveram”, destaca Lula (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Esta geração está tendo uma chance na educação brasileira que muitas gerações não tiveram”, destaca Lula (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Lula lembrou, ainda, que o Brasil só foi ter sua primeira universidade em 1922, e durante muito tempo os pobres estiveram predestinados a não receber conhecimento.

Por isso, em seu governo, apostou-se muito nas escolas técnicas, universidades e oportunidades, porque ele próprio viveu na prática a importância de um curso profissionalizante.

“A qualificação de vocês é o bem maior que vocês estão garantindo para o futuro. E o orgulho maior que vocês estão dando para os pais de vocês”, disse Lula aos estudantes da rede Ifac.

Brasil: o país que vive uma educação inovadora

Com a atenção fiel das pessoas durante o pronunciamento de quase uma hora, Lula iniciou um diálogo sobre igualdade de oportunidade para todos. Segundo o ex-presidente, somente ela permite que todos possam crescer, pois a inteligência não está ligada à origem social das pessoas, mas às oportunidades que elas têm de obter ensinamentos por igual.

“Inovação neste país é permitir que um índio possa frequentar a escola técnica, que um negro ingresse na universidade, que os filhos de pessoas humildes façam faculdade. E que esse país tenha igualdade de oportunidade para todas as classes”, observou.

Lula também destacou a relevância de programas de incentivos educacionais criados pelo governo federal, como o “Ciência Sem Fronteiras”, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o investimento de R$ 20 bilhões que o governo brasileiro destinou à ciência e tecnologia no país.

“Esta geração está tendo uma chance na educação brasileira que muitas gerações não tiveram. Eu já estou convidado para inaugurar aqui no Acre a escola técnica de Tarauacá [Ifac]. Só o fato de lá haver uma escola técnica mostra o tamanho da extensão universitária no país. É essa a inovação que lutamos e queremos permanentemente para o Brasil”, concluiu Lula.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter