Como parte das atividades do Agosto Lilás, representantes da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) conduziram uma palestra na tarde desta sexta-feira, 18, para os servidores da Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Roney Meireles, localizada no bairro Adalberto Sena, em Rio Branco. O objetivo principal foi sensibilizar as mulheres da unidade sobre essa temática.
Sílvia Aleticia, representante da Semulher, abordou temas relevantes para auxiliar as mulheres a identificar situações de abuso, além de fornecer um contexto histórico sobre o papel das mulheres na sociedade e como é comum que as próprias vítimas perpetuem a violência.
“Para muitas das mulheres em situação de violência, a percepção do que estão vivendo não é clara; assim, começamos com um processo de sensibilização individual para, posteriormente, ampliarmos para o coletivo”, explicou Sílvia, acrescentando ainda que a intenção é que os participantes das palestras se tornem multiplicadores da informação. “Na verdade, o processo de conscientização se inicia internamente na ouvinte, gerando uma reflexão interna após nossas palestras. A partir disso, as informações começam a se multiplicar”, afirmou.
O Agosto Lilás é uma campanha de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016, com o propósito de promover a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade. No Acre, ao longo de todo o mês de agosto, serão realizadas ações da campanha para fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres.
Para Sílvia, é fundamental que o Estado, a sociedade e o sistema jurídico continuem comprometidos em aprimorar a implementação da Lei Maria da Penha. “Buscando sempre garantir a efetividade da lei e a proteção dos direitos fundamentais das mulheres”, concluiu.