Número de mortos no acidente com barco no Rio Amazonas sobe para 13

No acidente, ocorrido na noite da última quarta-feira (20), o barco Almirante Monteiro chocou-se com uma balsa ainda não identificada que navegava em sentido oposto

O comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, coronel Antônio Dias, informou hoje (22) que chega a 13 o número de mortos no acidente ocorrido com o barco Almirante Monteiro, nas proximidades da Vila Novo Remanso, localizada a cerca de 90 quilômetros de Manaus. Segundo Dias, as buscas foram retomadas às 6h, porque pelo menos duas pessoas ainda podem estar desaparecidas.

"O número de desaparecidos não está confirmado porque os documentos que registram o quantitativo de passageiros embarcados ao longo da viagem se perderam no momento do naufrágio. Mas, ao que tudo indica, de duas a seis pessoas ainda podem ser encontradas nessa operação conjunta de resgate que está sendo realizada pela Marinha, Bombeiros e Polícias Civil e Militar", disse o comandante dos Bombeiros.

A expectativa é que os trabalhos de busca prossigam ao longo do dia. "É nesse tempo, por volta de 48 horas após o acidente, que os corpos devem começar a boiar e isso pode facilitar a localização. O clima na área continua bom e isso também tem nos ajudado. As buscas só serão interrompidas quando localizarmos os outros passageiros ou no fim do dia, quando a visibilidade fica prejudicada pela noite", disse Dias.

Dos 13 corpos localizados no Rio Amazonas, sete são de crianças, quatro de mulheres e dois de homens. Dos 92 sobreviventes, 20 já retornaram para Alenquer (PA). Os demais chegaram a Manaus no fim da tarde de ontem (21). A maior parte foi encaminhada para suas residências e casas de parentes.

Quatro deles estão abrigados na Casa do Imigrante de Manaus e dois foram levados a um hospital local com os braços quebrados. A Secretaria de Assistência Social do Amazonas reforçou a equipe de apoio preparada para receber os sobreviventes e enviou ao local psicólogos e assistentes sociais para conversar com as vítimas.

No acidente, ocorrido na noite da última quarta-feira (20), o barco Almirante Monteiro chocou-se com uma balsa ainda não identificada que navegava em sentido oposto. No momento, a balsa rasgou a lateral direita do barco, provocando a entrada de água e o desequilíbrio da embarcação.

"Foi justamente em função da entrada de água que o barco perdeu sua estabilidade e começou a afundar", explicou o chefe dos Bombeiros. Os ocupantes da balsa não pararam para prestar socorro e fugiram do local. As vítimas foram socorridas por uma equipe da Polícia Civil do Amazonas que estava em missão na área na hora do acidente.

Fonte: Agência Brasil