Nível do Rio Acre chega a 17,58 metros e governo do Acre reforça apoio às famílias atingidas

O nível do rio Acre subiu 17 centímetros nas últimas 24 horas e chegou a 17,58 metros na manhã deste sábado, 1º, em Rio Branco. Com o aumento do nível, as águas do rio avançaram por mais ruas dos bairros já atingidos da capital e, em ação conjunta, o governo do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AC), Defesa Civil e secretarias e instituições enviam equipes para o resgate das pessoas, bens materiais e apoio às famílias.

Nível do rio Acre subiu 17 centímetros nas últimas 24 horas e chegou a 17,55 metros na manhã deste sábadoFoto: Marcos Vicentti/Secom.

Com as cheias que atingem o estado, seis cidades foram atingidas, a capital Rio Branco, na regional do Baixo Acre; Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, no Alto Acre; e Sena Madureira, na regional do Purus. Até o momento, 19.413 pessoas foram atingidas, 18.232 estão desalojadas e 3.195 estão desabrigadas, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros.

Cheia do Rio Acre atinge mais de 19.413 pessoas, em Rio Branco. Foto: Marcos Vicentti/Secom.

A servidora da Saúde, Rosângela Farias, de 50 anos, mora há 20 anos no bairro Cadeia Velha, um dos atingidos à margem do rio Acre, na capital acreana. De saída para levar a mãe de 73 anos para casa de familiares, a moradora conta que há muita história e afetividade pelo local onde vive, mas que zela pela segurança da família.

“Persiste ainda o sentimento de estar perto de casa e dos nossos bens porque temos uma história familiar e tem muito a questão afetiva, mas a gente percebe que tem todo o apoio e cuidado do governo, tanto a polícia está fiscalizando como os bombeiros estão ajudando. Então, agimos pela segurança dos nossos”, disse a moradora.

Moradores do bairro Cadeia Velha, em Rio Branco, são atingidos pela cheia do rio Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom.

Para apoio às famílias atingidas, o governo do Acre lançou a campanha Juntos pelo Acre, em prol da arrecadação de alimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas adulto e infantil, fraldas, colchões, lençóis e outros materiais necessários aos atingidos pela cheia, acolhidas em abrigos e em casa de familiares. As doações podem ser entregues, entre as 8h e às 20h, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), no centro de Rio Branco.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 90 bairros da capital foram atingidos  Foto: Marcos Vicentti/Secom.

As famílias atingidas estão sendo atendidas e encaminhadas para casa de familiares, escolas abrigos e o Parque de Exposições de Rio Branco, segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista. Ainda segundo o coordenador, havendo necessidade, serão instalados novos abrigos. “Estamos trabalhando com todo o empenho e, conforme a demanda, faremos novas instalações”, informou.

Corpo de Bombeiros prestam assistência às famílias atingidas pela cheia, em Rio Branco. Foto: Marcos Vicentti/Secom.

Em Rio Branco, foram instalados o total de 29 abrigos, de acordo com o CBMAC. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, 90 bairros da capital foram atingidos com o avanço das águas dos igarapés Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins Batista, Fundo e Liberdade, e pelo Rio Acre. Com a cheia, 3.643 ocorrências foram registradas e 19.413 pessoas receberam atendimento do Corpo de Bombeiros. Na capital, 3.195 pessoas estão desabrigadas e 1.659 estão desalojadas.

Imagem da Gameleira na manhã deste sábado Foto: Marcos Vicentti/Secom.

Em Assis Brasil, 419 pessoas estão desabrigadas e 74 desalojadas e outras 464 estão desabrigadas e 8482 estão desalojadas, em Brasileia. Em Epitaciolândia, são 412 desabrigados e 550 desalojados. Em Xapuri, são 116 desabrigados e 536 desalojados. Em Sena Madureira, 71 pessoas estão desabrigadas e 5 estão desalojadas.

Em caso de emergência, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública recebe chamados através do número 193.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter