“Ninguém antes tinha me dado alguma coisa”, diz beneficiado do Mercado

Antônio assinando o termo de cessão durante a solenidade de entrega das obras de revitalização do Mercado Municipal do XV (Foto: Miriane Teles/Secom)
Antônio assinando o termo de cessão na solenidade de entrega do Mercado Municipal revitalizado (Foto: Miriane Teles/Secom)

“Ninguém antes tinha me dado nada. Tô emocionado”, diz Antônio Barbosa da Silva. Na quinta-feira, 21, ele recebeu dois benefícios: da Prefeitura de Rio Branco, seu ponto comercial revitalizado no Mercado Municipal do Quinze, e, da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), um kit-salão.

Contendo as lágrimas, o cabeleireiro conta sua história. Em 12 anos de trabalho naquele ponto tradicional da cidade, passaram-se muitas fases da sua vida. “Quando entrei pra trabalhar aqui, foi uma vitória. Eu não tinha casa, hoje tenho. Mas, de uns anos pra cá, o prédio do mercado veio se deteriorando. Comecei a passar dificuldades e restaram muitas contas para pagar”, relata.

O Salão de Beleza Real é a única fonte de renda da família de Antônio. Sua esposa está grávida e ele tem ainda um casal de filhos, com 7 e 8 anos. Preocupado com o sustento de todos e com as dívidas que acumulou, conta os dias de depressão: um ano, um mês e 15 dias, fase da reforma da estrutura municipal, em que teve que trabalhar em uma tenda. “Não posso quebrar, o salão é tudo que temos”, desabafa .

Como a estrutura original da edificação é de 1970 e o bairro Quinze sofre todos os anos com a alagação, Antônio relembra que, à medida em que o local foi se deteriorando, os clientes foram desaparecendo. E, mostrando os locais onde havia goteiras e aparência decadente, avalia: “O prefeito cumpriu a promessa dele. Sem essa revitalização a gente não ia conseguir vencer”.

O sorriso aparece quando mostra os novos equipamentos, já que muitos materiais já não funcionavam bem e outros se perderam com o tempo. “Vivo com o que faço. Tudo novinho, com minha mão de obra, que é boa. Vai dar tudo certo, porque trabalho com amor”, fala, esperançoso.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter