Nazareth Araújo visita novas instalações da Casa do Seringueiro

Vice-governadora conversa com pacientes, durante visita (Foto: Val Fernandes/Secom)
Vice-governadora conversa com pacientes, durante visita (Foto: Val Fernandes/Secom)

A vice-governadora Nazareth Araújo visitou nesta quarta-feira, 2, as novas instalações da Casa de Apoio e Saúde do Seringueiro, no ramal do Moreira, na rodovia AC 40, em Rio Branco.

O idealizador da casa Edivaldo de Freitas Paes e a esposa Roselia de Aguiar Paes começaram, em 1992, a receber, em sua própria casa, pacientes que precisavam de um lugar para ficar, e, desde então, a casa de apoio só aumenta e recebe pessoas de todo o estado.

A casa ficava no bairro Taquari e não oferecia condições necessárias para receber os pacientes e seus familiares. Mesmo assim, eles continuavam sonhando e cuidando das pessoas. Tanto esforço valeu a pena. Hoje, a casa de apoio está em um local apropriado, com alojamentos masculino e feminino, cozinha, banheiros, além de espaço para criação de pequenos animais, açude para criação de peixe e horta.

“Nós ficamos felizes com esse novo espaço, onde vamos poder dar um atendimento de qualidade para os nossos pacientes. Nosso trabalho tem apoio da Cades [Central de Apoio às Entidades de Saúde], Mesa Brasil, Prefeitura de Rio Branco e do governo do Estado”, disse.

A Casa está preparada para receber mais de 20 pacientes (Foto: Val Fernandes/Secom)
A Casa está preparada para receber mais de 20 pacientes (Foto: Val Fernandes/Secom)

No início, Roselia não concordava com o trabalho. “No começo, eu não concordei, mas acompanhei. Depois fiquei muito doente, e fiz uma promessa: se eu fosse curada, iria ajudar de corpo, alma e coração. Hoje, isso aqui é minha vida”, relatou.

Maria de Fátima da Cunha, 47, mãe de 11 filhos e moradora de Tarauacá, está há três meses na casa, enquanto faz tratamento de saúde na capital. “É muito bom ter um local para ficar, e aqui a assistência é boa. Temos alimento, temos onde dormir, e a gente fica mais tranquila”, falou.

Edivaldo também é apaixonado por artesanato, trabalha com material reciclado e aceita encomendas de jogo de sofá feito de pneu. “Essa é uma maneira de aumentar nossa renda. Temos uma página nas redes sócias [Edivaldo Paes Paes], e quem quiser pode ligar para o nosso telefone 9983-3185 para ajudar”, destacou.

Nazareth Araújo visitou as novas instalações e conversou com os pacientes. “É muito bom quando a gente vê a evolução de um trabalho social, como esse realizado pelo Edivaldo. Com certeza, vamos seguir com os ajustes necessários para que a casa possa atender cada vez mais com qualidade os pacientes, por meio das parcerias”, disse a vice-governadora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter