Nazareth Araújo participa de encontro de conselheiros tutelares do Estado

“Este encontro dará mais capacidade para que os conselheiros consigam se manifestar, lutar por seus direitos e pelos direitos de vulneráveis, crianças e adolescentes”, disse Nazareth Araújo (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A governadora em exercício Nazareth Araújo participou na tarde desta quinta-feira, 13, do encerramento do II Seminário de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares do Estado que teve início na terça-feira, 11. O encontro, realizado no auditório do Ministério Público do Estado (MPE/AC), se encerrou na data que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 27 anos de criação.

“Este encontro dará mais capacidade para que os conselheiros consigam se manifestar, lutar por seus direitos e pelos direitos de vulneráveis, crianças e adolescentes”, destacou a governadora.

Nazareth Araújo frisou que o Acre segue atuante na execução de políticas públicas para crianças e adolescentes por meio de várias secretarias, entre elas, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

“Até julho do ano que vem, devemos estar com os planos decenais das políticas relacionadas às crianças e adolescentes, nos 22 municípios e, também, com o Plano Estadual. Com isso, vamos deixar um legado, uma condução daquilo que é valorado socialmente”, afirmou Nazareth Araújo.

A governadora lamentou que no dia em que se celebra os 27 anos de criação do ECA, o país enfrenta um período de retrocessos nas políticas que devem beneficiar a juventude.

“Nós vemos a aprovação da emenda constitucional n°95 que fez redução dos valores investidos em saúde e educação. Isso é muito grave, precisa ser acompanhada pela sociedade porque engessa as possibilidades de ampliação de investimentos. Se queremos uma sociedade de paz, precisamos lutar contra a violência social”, pontuou.

Lucinaira Carvalho, presidente da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Estado do Acre (Ascontac), explica que anualmente são realizados seminários nos Estados visando fortalecer os conselhos.

“Os conselheiros tendo a formação continuada que é um direito, inclusive garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente, eles ficam fortalecidos para fazer atendimento qualificado e demais encaminhamentos necessários”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter