Nazareth Araújo participa de aula inaugural de mestrado

O mestrado será realizado em módulos nas áreas protegidas do Estado (Foto: Val Fernandes/Secom)
Mestrado será realizado em módulos nas áreas protegidas do Estado (Foto: Val Fernandes/Secom)

A governadora em exercício Nazareth Araújo participou na terça-feira, 8, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), da aula inaugural do mestrado de Gestão de Áreas Protegidas, que será ministrado em quatro módulos de 15 dias.

O mestrado é uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

“Com a sinergia entre vários órgãos, vamos estabelecer a possibilidade concreta de gerar mais conhecimento para proteger nossas áreas naturais”, disse Edegard de Deus, secretário de Meio Ambiente.

Foram selecionados 14 profissionais para o mestrado (Foto: Val Fernandes/Secom)
Foram selecionados 14 profissionais para o mestrado (Foto: Val Fernandes/Secom)

Débora de Freitas, professora do Ifac, faz parte do grupo de 14 selecionados para o mestrado, que será ministrado no Antimary, na Floresta do Rio Gregório, na reserva Chico Mendes e no Chandless. “Eu acredito que a formação será importante tanto para mim, docente, quanto para os alunos, que terão novos conhecimentos. Vou conhecer a realidade das unidades e trazer pesquisas relacionadas à área de gestão ambiental”, diz.

A reitora do Ifac, Rosana dos Santos, contextualizou a iniciativa: “Estamos no processo de uma política de capacitação. Outros editais serão lançados em setembro, na área de educação, e no mês de novembro, em ciência da educação e nutrição”.

Nazareth Araújo reforçou o papel decisivo de um mestrado que mostra ao profissional a realidade das comunidades: “É a matriz do socioambientalismo sendo considerada na experimentação, é a gente capacitando pessoas da várias instituições para que atuem melhor dentro do Estado, com o respeito que temos pela Amazônia”, avaliou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter