A governadora em exercício Nazareth Araújo participou na terça-feira, 8, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), da aula inaugural do mestrado de Gestão de Áreas Protegidas, que será ministrado em quatro módulos de 15 dias.
O mestrado é uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
“Com a sinergia entre vários órgãos, vamos estabelecer a possibilidade concreta de gerar mais conhecimento para proteger nossas áreas naturais”, disse Edegard de Deus, secretário de Meio Ambiente.
Débora de Freitas, professora do Ifac, faz parte do grupo de 14 selecionados para o mestrado, que será ministrado no Antimary, na Floresta do Rio Gregório, na reserva Chico Mendes e no Chandless. “Eu acredito que a formação será importante tanto para mim, docente, quanto para os alunos, que terão novos conhecimentos. Vou conhecer a realidade das unidades e trazer pesquisas relacionadas à área de gestão ambiental”, diz.
A reitora do Ifac, Rosana dos Santos, contextualizou a iniciativa: “Estamos no processo de uma política de capacitação. Outros editais serão lançados em setembro, na área de educação, e no mês de novembro, em ciência da educação e nutrição”.
Nazareth Araújo reforçou o papel decisivo de um mestrado que mostra ao profissional a realidade das comunidades: “É a matriz do socioambientalismo sendo considerada na experimentação, é a gente capacitando pessoas da várias instituições para que atuem melhor dentro do Estado, com o respeito que temos pela Amazônia”, avaliou.