Nazaré Araújo se reúne com chineses para tratar da ferrovia transoceânica

Acre, Rondônia e Mato Grosso se reúnem com o embaixador da China, Li Jinzhang (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Acre, Rondônia e Mato Grosso se reúnem com o embaixador da China, Li Jinzhang (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A vice-governadora Nazaré Araújo está em Rondônia nesta segunda-feira, 8, para participar, juntamente com representantes do governo local e do Mato Grosso, de uma reunião com o embaixador da República Popular da China, Li Jinzhang, e comitiva de empresários chineses.

A agenda visa uma troca de informações técnicas e comerciais entre os governos e a comitiva chinesa, a respeito do acordo trilateral que foi assinado pelo Ministério de Transportes e Comunicação do Peru, o Ministério dos Transportes do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, para realização de estudo de viabilidade para a construção da Ferrovia Transoceânica. O projeto visa ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico, reduzindo distâncias e custos de transporte.

A obra faz parte dos acordos financeiros e de cooperação firmados entre o governo brasileiro e a República Popular da China este ano. Com 4,4 mil quilômetros de extensão em território brasileiro, a ferrovia irá cortar o Porto do Açu, no litoral do Estado do Rio de Janeiro, e a localidade de Boqueirão da Esperança (AC), fronteira Brasil-Peru.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter