Nazaré Araújo participa de celebração que marca o aniversário do Estado

Ato foi realizado na Gameleira (Foto: Val Fernandes/Secom)
Ato foi realizado na Gameleira (Foto: Val Fernandes/Secom)

A governadora em exercício, Nazaré Araújo, participou na manhã desta segunda-feira, 15, da solenidade em comemoração aos 53 anos de aniversário da autonomia acreana, realizada no calçadão da Gameleira, com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretários de estado, prestigiada também pela população.

O discurso de Nazaré Araújo, filha do primeiro governador eleito e deposto pelo regime militar, José Augusto de Araújo, foi marcado pela emoção. “Meu coração está cheio de alegria, de esperança e desejo de muitas bênçãos para o estado e para nossa população. Carrego também em meu coração vigor, para junto com nosso governador Tião Viana, a população e a equipe de governo, trabalharmos para que cada vez mais o Acre seja um estado forte diante da nação brasileira”, afirmou a governadora.

Foto: Val Fernandes/Secom
Prefeito Marcus Alexandre prestigiou o ato solene (Foto: Val Fernandes/Secom)

Lauro Santos, neto do ex-governador José Guiomard dos Santos que foi autor da lei 4.070 que elevou o Acre à categoria de estado destacou a importância histórica do ato. “Esse momento é histórico, pois comemoramos nossa autonomia. Meu avô lutou oito anos para que o projeto de lei fosse aprovado no Congresso Nacional. A justiça está sendo feita aqui com a família de José Augusto, que foi deposto injustamente, e hoje, sua filha, Nazaré Araújo está aqui como governadora, com dignidade e honra representando muito bem o movimento autonomista”, falou.

O prefeito Marcus Alexandre ressaltou que nesta data não celebra-se apenas o aniversário do Estado, mas de todos os acreanos. “Nós somos um Estado que fez opção por ser brasileiro, por isso, hoje é um dia especial para que possamos avaliar o quanto a democracia é fundamental para o desenvolvimento de um estado, uma nação, um país, uma cidade”, declarou.

O Acre, antes Território Federal, foi elevado à condição de Estado em 1962, quando a lei 4.070 foi sancionada. O processo durou anos, em meio a dificuldades e conflitos, porém, com a ajuda de nomes como Guiomard Santo, autor da lei, e José Augusto, primeiro governador eleito pelo povo do Acre e deposto pela ditadura, foi possível que o Estado se tornasse finalmente brasileiro.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter