Navio-hospital Nash Montenegro conclui operação no Rio Juruá

O navio-hospital Nash Montenegro foi construído pelo governo do Estado e cedido à Marinha do Brasil (Foto: Onofre Brito/Secom)
Navio-hospital Nash Montenegro foi construído pelo governo do Estado e cedido à Marinha do Brasil (Foto: Onofre Brito/Secom)

Com cerca de 25 mil ribeirinhos de 44 comunidades atendidos ao longo do Médio e Alto Rio Juruá, o navio Nash Montenegro está encerrando a 16ª Operação Acre e em fase de preparação para o retorno a Manaus (AM).

O Nash Montenegro foi construído pelo governo do Acre e cedido à Marinha do Brasil. Desde o ano 2000 o navio-hospital realiza a jornada de atendimentos, de janeiro a abril.

Segundo o comandante, capitão de corveta Telmo Paiva Oliveira, chamaram a atenção da população a quantidade de crianças ribeirinhas anêmicas e os 19 casos detectados com probabilidade de câncer pelas mamografias realizadas. Ele explicou que os dados serão repassados à Secretaria de Estado de Saúde para acompanhamento.

O total de militares a bordo é de 68, incluindo os 21 que compõem a equipe de saúde: cinco médicos, quatro dentistas, dois enfermeiros, um farmacêutico, sete auxiliares de enfermagem, um técnico em radiologia médica e um técnico em laboratório.

 Oliveira conta que os dados serão repassados à Secretaria de Saúde que participa como parceira (Foto: Onofre Brito/Secom)
Oliveira conta que os dados serão repassados à Secretaria de Saúde, que participa como parceira (Foto: Onofre Brito/Secom)

De acordo com o relatório do comando do navio, foram realizados atendimentos em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e áreas rurais de Cruzeiro do Sul (ramal Fundiária, São José, Zé Alves, Rio Croa, Rainha da Floresta, Ramal do James, Lua Clara e ramais 3, 8, 9, 11, 12, 13 e 14 do Projeto Santa Luzia, além de localidades no Rio Liberdade.

Nesaas regiões, foram realizados os seguintes serviços: consultas médicas e odontológicas, vacinações (dengue, hepatite A e B, poliomielite, HPV, febre amarela e tétano), exames laboratoriais, raios X e mamografia, distribuição de medicamentos e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, dengue, malária e gravidez.

Além disso, foi cumprido um dos objetivos do navio, que é a medicina preventiva, com palestras sobre higiene bucal e corporal, tratamento da água e alimentos, doenças sexualmente transmissíveis e combate ao mosquito Aedes aegypti.

cardnaviosaude

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest