Navio-hospital já atendeu 19 mil pessoas ao longo do Rio Juruá

mmmm (Foto: Onofre Brito)
A equipe médica tem 23 integrantes (Foto: Onofre Brito)

O Navio de Assistência Hospitalar (Nash) Doutor Montenegro saiu de Manaus no dia 12 de janeiro, chegou a Cruzeiro do Sul no dia 1º fevereiro, subiu para Porto Walter e Marechal Thaumaturgo e agora está atuando novamente em Cruzeiro do Sul. Neste período já foram atendidas 19 mil pessoas com consultas médicas, exames laboratoriais, extração e restauração dentária, mamografias, distribuição de medicamentos e kits de saúde bucal.

Comandante Ewerton Calfa (Foto: Onofre Brito)
Comandante André Teixeira (Foto: Onofre Brito)

Segundo o comandante do navio, o capitão de corveta André Teixeira, o navio conta com uma tripulação de 72 militares, sendo que 23 pertencem à equipe médica formada por dez auxiliares de enfermagem, cinco médicos, cinco dentistas, dois farmacêuticos e uma enfermeira. Três médicos são especialistas: em clínica geral, pediatria e neurologia. Neste ano, a inovação é a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, graças a um convênio com o Ministério da Saúde.

O Nash Montenegro foi construído pelo governo do Estado e em 1998 foi repassado para a Marinha do Brasil, que o reformou e o adaptou. Desde o ano 2000 o navio passou a fazer viagens anuais subindo o Rio Juruá até Marechal Thaumaturgo, atendendo especialmente as comunidades ribeirinhas, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde. É um serviço de qualidade, como destaca Francisco Ferreira, morador no bairro da Várzea. Sua esposa, Maria Gomes, recentemente se submeteu a uma cirurgia no coração e foi consultada no navio: “Fomos bem atendidos, graças a Deus”, atestou Francisco.

Triagem

Desde 2009 o navio faz viagens pelo Rio Juruá (Foto: Onofre Brito)
Desde 2009 o navio faz viagens pelo Rio Juruá (Foto: Onofre Brito)

O navio está hoje em Cruzeiro do Sul fazendo uma triagem de pacientes na Creche Padre Frederico Siegers, que fica próxima ao porto. Procedimento normal em todas as localidades, na triagem é medida a pressão, feitas pesagens e medidas de altura, distribuídos remédios, apresentação de palestras curtas e outros procedimentos básicos para dinamizar o posterior atendimento no navio.

A equipe médica ainda vai atender, além de Cruzeiro do Sul, a comunidade ribeirinha de Olivença e do Rio Liberdade (para onde se dirige por terra). No dia 6 de abril, o navio inicia a descida para Manaus.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter