Formatura da Guarda Mirim encerra programação de aniversário do 5° BPM

O 5° Batalhão da Polícia Militar na capital (5º BPM) realizou na manhã desta sexta-feira, 27, o término do curso de guardas mirins. Ao todo, 35 adolescentes concluíram a formação e receberam os certificados. A formatura também visa celebrar com seus policiais o encerramento da programação dos dez anos de existência do Batalhão São Francisco.

Para o comandante-geral da PM, coronel Júlio César, ações como esta engrandecem a moral da tropa, como também, o espírito de corpo entre os militares. “Parabenizo a todos os PMS e os formandos da Guarda Mirim, externando minhas felicitações ao major Edener, comandante desta unidade militar, pelo resgate da história do batalhão”, concluiu o coronel.

Foram homenageados os ex-comandantes e os policiais mais antigos do Batalhão São Francisco. O comandante do 5º BPM, major Edener Franco, frisou o empenho dos militares para com a sociedade. “É necessária à união entre ambos para o desenvolvimento de um bom trabalho”, destacou.

Histórico dos 10 anos

O 5º BPM foi criado em 1° de março de 2005, com a criação das regionais de polícia e a extinção dos batalhões de policiamento de guarda e motorizados. A unidade ficou com a nomenclatura de 4ª Regional até a implantação do 3° Batalhão e assim passando para o nome atual, 5º Batalhão de Policia Militar.

Teve como berço a Polícia da Família, com efetivo inicial de 114 homens (dois Sargentos, três Cabos e 109 Soldados), cinco voluntários, acabando assim com os Batalhões de Policiamento de Guarda, Motorizado e Comunitário.